A entidade mantém, ainda, um Conselho de Comandantes e Comitê Técnico (Cotec) com o propósito de discutir e propor ações de cunho administrativo e operacional, bem como de melhoramento constante do atendimento prestado à população, e alinhamento de normas que preveem a padronização dos procedimentos.
Junto ao governo do Estado, a diretoria mantém canal de negociação para assegurar e ampliar repasse de recursos, por meio de termos de fomento, para a manutenção e aparelhamento das unidades de bombeiros voluntários.
Na esfera federal, a ABVESC atua na consolidação da modalidade de bombeiro voluntário, que se mostra um modelo viável técnica e financeiramente para o País. Para tanto, integra a Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários do Brasil (Conabov) ao lado de outras entidades semelhantes nas diversas unidades da federação.
Ainda no contexto nacional e em apoio à Conabov, a ABVESC realiza ações institucionais em Estados que já possuem unidades de bombeiros voluntários ou estão fomentando essa atividade. Com esse suporte, a associação catarinense atua com o propósito de incentivar a expansão do modelo e contribuir para a redução de municípios que não possuem o serviço de bombeiro.