Duas corporações filiadas à Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) passaram a contar, desde agosto, com novos veículos de combate a incêndio. Os Bombeiros Voluntários de Schroeder agora dispõem de uma unidade com capacidade para 10 mil litros de água e outros recursos como um guincho estacionário, de forma que o veículo possa ser utilizado também em ocorrências de resgate veicular, por exemplo. Já os Bombeiros Voluntários de Caçador apresentaram um veículo com capacidade para seis mil litros de água e uma carroceria operacional para combate a incêndios de grandes proporções.
A solenidade de entrega do veículo de combate a incêndio de Schroeder ocorreu dia 14 do mês passado, em frente à Prefeitura, com a presença de bombeiros, autoridades e convidados. Segundo o presidente da Associação, Marcelo Lima, o equipamento foi viabilizado por meio de parcerias empresários, poder Executivo municipal e doações da comunidade.
Em reconhecimento ao apoio e incentivo que recebe no município, a corporação optou por executar a transformação do chassi e adaptação do tanque em oficina local. Segundo o comandante Evandro Pinto, o novo caminhão representa duas vezes mais capacidade de suprimento de água à capacidade até então existente na corporação. “Esse veículo nos garante autonomia e menor tempo de resposta no atendimento às ocorrências”, disse.
No Oeste
A entrega do novo veículo de Caçador ocorreu neste sábado (31.agosto) em cerimônia que também prestou homenagens, com a entrega do diploma “Amigo dos Bombeiros Voluntários de Caçador,” a personalidades que se destacaram por ações em favor da corporação.
De acordo com o comandante Anderson Caetano, o equipamento, mais robusto e melhor equipado, está adequado para atender o volume de ocorrências e acesso aos terremos acidentados característicos do relevo da região. Além de comportar o volume de água, o caminhão carrega 200 litros de LGE (líquido gerador de espuma), uma bomba de incêndios de 750 galões, canhão para combate a incêndios e diversos equipamentos. A aquisição do chassi e transformação foi viabilizada com recursos doados pelo poder público, empresários e comunidade.
Com informações do Centro de Comunicação Social dos Bombeiros Voluntários de Caçador Fotos: Franciele Sorgatto Voloche/BV Caçador Gênesis Costa/Comunicação BV Schroeder