As corporações de bombeiros voluntários de São Francisco do Sul e Navegantes, ambas no litoral Norte do Estado, e de Caçador, Meio-oeste do Estado, colocaram em operação novos veículos de emergência. As ambulâncias foram adquiridas com recursos do termo de fomento firmado no ano passado entre a Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) e governo do Estado, além de contribuições da comunidade.
O Corpo de Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul apresentou a nova unidade de emergência e resgate na segunda quinzena de janeiro. O presidente da Associação, Fellipe Giussepe Possamai de Carlucci, observou que o chassi do veículo foi adquirido com verba do governo do Estado; já a transformação e equipamentos foram viabilizados com recursos próprios, economizados ao longo de 2018, de doações da comunidade por meio da fatura de energia elétrica.
O veículo de emergência representa uma inovação na cidade porque está equipado para atendimento pré-hospitalar e resgate veicular. O comandante João Santos Júnior ressalta a importância de manter a atualização dos equipamentos para estas ocorrências. “A nossa intenção é seguir na renovação dos veículos de emergência e qualificar ainda mais o atendimento à população.”
Já a Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Navegantes apresentou o novo veículo de emergência à comunidade no dia 22 do mês passado durante cerimônia que teve as presenças do prefeito Emílio Vieira, do vice, Donizete José da Silva e do presidente em exercício da Câmara de Vereadores, Cirino Adolfo Cabral Neto.
A unidade para atendimento pré-hospitalar também foi adquirida com recursos do termo de fomento com o governo do Estado e a parte da transformação em ambulância foi custeada com recursos da corporação. “Foi uma satisfação ter recebido essa ambulância, um veículo completo para fazer os atendimentos das ocorrências em Navegantes”, disse a presidente da Associação, Silvana Aparecida da Silva. “Destaco o empenho da nossa comunidade na participação do Pedágio Solidário, ação que permitiu viabilizar a ambulância.”
Já o comandante da corporação, Ricardo Luiz da Silva, ressaltou a melhoria das condições para o trabalho operacional. “Só temos a ganhar. Com a chegada desse carro passamos para quatro ambulâncias de prontidão para atender as necessidades da população.”
A nova unidade de resgate do Corpo de Bombeiros Voluntários de Caçador, que foi apresentada dia 2 deste mês, é resultado de parceria entre Prefeitura e Câmara de Vereadores. A aquisição do furgão, transformação em ambulância e instalação de equipamentos exigiu um investimento de R$185 mil. O presidente da Associação, Claudemir Hubner, enfatiza que “o maior beneficiado será a comunidade caçadorense”.
ABVESC: Corporações recebem veículos adquiridos com recursos do governo do Estado
ABVESC: Corporações recebem equipamentos por conta de parceria com o governo