

Nesta segunda-feira (19), treze Bombeiros Voluntários do Alto Uruguai Catarinense e pertencentes às Corporações de Arabutã, Ipumirim, Irani e Lindoia do Sul, participaram de uma importante capacitação realizada pelo Serviço Aeropolicial de Fronteira – SAER/Fron, da Polícia Civil de Santa Catarina, na base de operações do Serviço, no município de Chapecó – SC.
Essa capacitação ocorreu a partir de tratativas que iniciaram ainda em 2016, quando a coordenação do SAER/Fron, Delegados Ricardo Newton Casagrande e Albert Dieison Silveira, entenderam a necessidade das Corporações de Bombeiros Voluntários, em vencer grandes distâncias para prestarem socorro, o que pode ser agilizado significativamente com o emprego do Helicóptero.
O objetivo desse treinamento foi qualificar os Bombeiros Voluntários para a utilização do transporte aéreo em situações de emergências, onde, os bombeiros foram instruídos sobre os aspectos de aproximação e embarque nas aeronaves, conduta durante voos, posicionamento de equipamentos como a maca rígida no interior do helicóptero, além da comunicação com a tripulação e outros fatores.
Os temas abordados no encontro são importantes para a eficiência do atendimento com o emprego das aeronaves, mas principalmente, para garantir a segurança de todos os envolvidos no atendimento a uma emergência onde o serviço do SAER/Fron for acionado.
“Nossa realidade de atuação muitas vezes envolve acidentes de trânsito onde o apoio aéreo é fundamental para agilizar o atendimento e dar sobrevida ao paciente. Somos gratos ao SAER/FRON, na pessoa do Delegados Ricardo Newton Casagrande e Albert Dieison Silveira, assim como, ao Comandante Darlan e toda a tripulação pela receptividade e oportunidade de estarmos realizando está importante capacitação”, destaca o Comandante do Bombeiro Voluntários de Irani – Sandro Pereira.
Fonte: Texto e fotos Bombeiro Voluntários de Irani