Os Bombeiros Voluntários de Navegantes, localizados na Foz do Rio Itajaí, serviu de base e alojamento, na segunda quinzena de setembro, para os militares do Grupo de Segurança e Defesa (GSD) de Canoas RGS), Santa Maria (RGS) e Florianópolis (SC), responsáveis pela recepção e escolta da aeronave multimissão F-39E Gripen.
Em agradecimento ao apoio oferecido pela corporação, a Força Aérea Brasileira concedeu o certificado de Membro Honorário ao comandante Ricardo Luiz da Silva. “É uma honra receber o certificado em reconhecimento a logística que a Unidade 33 dos Bombeiros Voluntários ofereceu para a Força Aérea Brasileira. É um momento histórico,” disse. A presidente da Associação, silvana aparecida da silva, recebeu ofício assinado pelo brigadeiro Sergio Barros de Oliveira.
A unidade de testes F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira chegou no Porto de Navegantes domingo (20/09) após ter sido transportada em um navio desde Norrköping, Suécia e na madrugada do dia 22 o caça F-39E foi conduzido até o aeroporto de Navegantes, local de preparação para o primeiro voo em espaço aéreo brasileiro e, de lá, decolou para Gavião Peixoto (SP).
Além da logística oferecida pela Corporação de Bombeiros Voluntários de Navegantes a Força Aérea Brasileira, também participaram da operação o Corpo de Bombeiros Milirar e Polícia Militar de Santa Catarina, Receita Federal, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Prefeitura de Navegantes e Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito (Navetran).
Leia aqui sobre a operação.
Fotos: Divulgação/BV Navegantes e FAB