Os Bombeiros Voluntários em Santa Catarina, que cooperam com as demais agências de segurança nas buscas aos desaparecidos e auxílio às famílias afetada pela enxurra em Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, contam com o reforço de quatro cães de busca, neste domingo (20.dezembro). A força-tarefa com 60 bombeiros voluntários das corporações de Ilhota, Indaial, Joinville, Lontras e Presidente Getúlio se concentra ao longo da via principal do bairro Ribeirão Revólver, a área mais afetada pelas chuvas.
Pelo segundo dia consecutivo o Grupo de Operações com Cães (GORSC), de Concórdia, participa com o pastor-belga malinois, Thor. Ele é conduzido por Andrio Andrade, Valdecir Franzen, Darlan Duarte e Valmir Pereira da Silva. Os bombeiros de Joinville e Ilhota também atuam com o cães pastor-belga malinois: Duff-01, conduzido pelos bombeiros Flavionei da Braga e Gessinei Assuero; e Eros, binômio com o bombeiro Anderson Gutz. O subcomandante operacional de Presidente Getúlio, Jeisson Lach, conduz o labrador Conan.
A estratégia se mostrou acertada. Ainda pela manhã a equipe de voluntários do Grupo Especialista em Resgate e Salvamento (Gerar), de Jaraguá do Sul, que também atua em cooperação com as demais equipes, localizou o corpo de uma mulher – Lucilla Erhardt Sehnem,83 anos. A partir da indicação do cão, foi usada máquina para revirar os escombros e facilitar o resgate do corpo. Com isso, o município contabiliza 13 mortos e cinco desaparecidos. No rastro de destruição da enxurrada em consequência das chuvas de quarta e madrugada de quinta-feira (dias 16 e 17), o Alto Vale registra 16 mortos – além de Presidente Getúlio, houve uma morte em Ibirama e duas em Rio do Sul.
Desde quinta-feira, os bombeiros voluntários de Santa Catarina se revesam em apoio à corporação de Presidente Getúlio no trabalho de resgate e auxílio aos afetados, trabalho coordenado pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros Militar.