
Ivan Hudler (a partir da esq.), deputado Darci de Matos, Mateus Cadorin e Heitor Ribeiro Filho
Ivan Hudler (a partir da esq.), deputado Darci de Matos, Mateus Cadorin e Heitor Ribeiro Filho
O presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários em Santa Catarina (ABVESC), Ivan Frederico Hudler, recebeu a visita institucional do deputado federal e coordenador da Comissão Parlamentar Mista em Defesa dos Bombeiros Voluntários, Darci de Matos, nesta segunda (15.março), na sede da entidade. Eles discutiram ações, no âmbito da Câmara Federal, para o fortalecimento do modelo “bombeiros voluntários”.
A principal pauta da conversa foi o andamento da Proposta de Emenda Parlamentar (PEC) 218-2019, apresentada no início deste mandato legislativo pela deputada Angela Amin. A PEC, atualmente em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC), inclui o parágrafo 11 ao artigo 144 da Constituição para dispor sobre a criação de corpos de bombeiros municipais por meio de convênio com bombeiros voluntários destinados a executar atividades de defesa civil, realização de serviços de prevenção de sinistros ou catástrofes, combate a incêndios, busca e salvamento de pessoas e bens e atendimento pré-hospitalar.
O deputado federal Darci de Matos renovou seu empenho e incentivo aos bombeiros voluntários, continuidade do trabalho que desenvolveu enquanto deputado estadual. Matos ainda colocou à disposição da entidade os assessores do seu gabinete para dar celeridade às demandas e buscar novas alternativas de benefício às corporações voluntárias. “Os bombeiros voluntários são patrimônio de Santa Catarina e do Brasil e sabemos da sua viabilidade técnica e financeira. Sempre terão todo nosso apoio,” reforçou.
O presidente da ABVESC, por sua vez, agradeceu o “apoio histórico” que o parlamentar dispensou à causa dos bombeiros voluntários e pediu seu empenho na tramitação da PEC. “Esse instrumento beneficia os bombeiros voluntários de todo o país”, destacou. Hudler também apresentou um panorama do andamento da celebração do termo de fomento com o governo do Estado, documento que transfere recursos para as corporações filiadas no biênio 2021-2022.
A reunião foi acompanhada pelo secretário executivo da ABVESC, Heitor Ribeiro Filho; pelo diretor executivo da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (ACBVJ), Matheus Cadorin; e assessor do parlamentar.
Acompanhe a tramitação da PEC 218-2019
Teor da PEC 218-2019
Sobre a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bombeiros Voluntários
Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao acessar você concorda com nossa Política de Privacidade e Política de Cookies