Os Bombeiros Voluntários de Indaial, corporação do Médio Vale do Itajaí e sede de uma das regionais da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), realizou a formatura de 28 novos bombeiros voluntários sexta-feira (21 de maio). Por causa da pandemia da Covid-19, a cerimônia foi restrita aos formandos, comando e poucas autoridades e respeitando as medidas de isolamento e prevenção. Os familiares e amigos acompanharam o juramento e o tradicional batismo ao vivo em transmissão pelas redes sociais.
O curso de formação dos bombeiros voluntários o ocorreu no período de fevereiro de 2020 até a data de recebimento do uniforme e, por conta das medidas de enfrentamento ao coronavírus Sars-Cov-2, que impôs o distanciamento social, as aulas foram realizadas no formato híbrido – presenciais, quando possível e em ambiente externo, e online. “Agora, eles seguem a formação por mais 12 meses”, lembra o comandante dos Bombeiros Voluntários de Indaial, Evandro Vinotti.
Os 28 novos bombeiros se somam aos mais de 150 integrantes voluntários da corporação que se revezam em três turnos de escalas operacionais. Para o comandante, eles representam “o futuro, a continuidade da estrutura de atendimento à comunidade.” Segundo ele, a formatura online permitiu um alcance maior que a presencial – foi assistida por três mil pessoas –, alternativa que deve ser mantida mesmo com o fim da pandemia.
(Fotos: José Roberto da Veiga/Divulgação/BV Indaial)