Os Bombeiros Voluntários de Arabutã, corporação do Meio-oeste do Estado, comemoram a inclusão de dois veículos de emergência – um tanque e uma unidade de combate a incêndio e resgate – à sua frota. A apresentação à comunidade ocorreu neste domingo (6.junho) na sede dos bombeiros. A entidade também passa a contar com um conjunto desencarcerador, doado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
De acordo com o presidente da Associação, Cleunir Herpich, o chassi dos dois caminhões foram doados pela Receita Federal, delegacia de Joaçada. O veículo Ford foi adaptado para tanque com recursos de emenda parlamentar assinada pelo deputado estadual Altair Silva. O valor foi suficiente para colocação também de uma bomba e aquisição de seis conjuntos de roupas de proteção para o combate a incêndio.
Corporação também recebeu conjunto desencarcerador e adquiriu roupas de combate a incêndio.
Já o chassi Volvo, foi transformado em unidade de combate a incêndio e resgate – traz um reservatório de água e ferramentas – graças aos recursos repassados pelo Executivo Municipal e Estadual por intermédio da Associação dos Bombeiros Voluntários estadual (ABVESC), via termo de fomento que compreendeu o biênio 2019-2020.
O presidente diz que ambos os caminhões já estão em operação, dando suporte às diferentes necessidades da comunidade. O tanque, por exemplo, além de garantir água para combate a incêndio, atende também ações de Defesa Civil auxiliando as propriedades rurais que sofrem com a estiagem. Já o Unidade de Combate e Resgate é empregado em primeira resposta nas ocorrências de urgência e emergência envolvendo resgates.