Uma equipe de 20 bombeiros, dos Bombeiros Voluntários de Araquari, no Nordeste do Estado, fez capacitação em resgate veicular, de 11 a 13 deste mês. O curso, ministrado pelos Bombeiros Voluntários de Concórdia, abordou especificamente as sete etapas do método Saver: reconhecimento, estabilização, abertura de acessos, cuidados pré-hospitalares, criação de espaço, extração, avaliação e treino.
Instruções foram ministradas por equipe da corporação de Concórdia
A equipe de Concórdia levou para os bombeiros de Araquari a expertise adquirida por meio de treinamentos e participação em eventos e desafios em âmbito estadual, nacional, sulamericano e no World Rescue Challenge. “Esta capacitação é de suma importante para os Bombeiros Voluntário de Araquari uma vez que, na área de atuação da corporação, há duas rodovias federais e duas estaduais”, disse o comandante dos Bombeiros Voluntários de Araquari Leandro Rodrigues.
Na primeira fase da capacitação (teoria) foram repassadas as informações sobre as fases do resgate veicular. Na prática, simularam desde a chegada ao acidente, monitoramento de cena, estabilização do veículo, plano de comando de operação, abertura de acesso para equipe de atendimento pré-hospitalar (APH), desencarceramento, extração de vítima e, por fim, a logística, feita pela equipe de resgatistas e comando da operação.
Também foram repassadas as fases do resgate, no que tange o trabalho dos socorristas, desde a chegada, identificação da vítima, entrada no ambiente de encarceramento, avaliação inicial, atendimento necessário para estabilizar o paciente e retirada da vítima das ferragens. No encerramento da capacitação, os bombeiros voluntários de Araquari receberam certificados.
A equipe de Concórdia foi formada pelo subcomandante, Jackson Marxreiter; o coordenador do Núcleo de Ensino, Paulo Sérgio Leão; a chefe de equipe efetiva, Flávia Bevilaqua; e os bombeiros voluntários Apolline Mass e Rogério Ravanelli Júnior.
Bombeiros Voluntários de Concórdia são campeões em encontro na Colômbia
Corporações participam do 3º Desafio Catarinense de Resgate Veicular
Bombeiros Voluntários de Concórdia conquistam sexto lugar em mundial de trauma na África do Sul