

Live de canal do Youtube promoveu bate-papo com representante da ABVESC e Voluntersul
A Associação dos Bombeiros Voluntários em Santa Catarina (ABVESC) e a Associação dos Bombeiros Voluntários no Rio Grande do Sul (Voluntersul) participaram de live que destacou o modelo “bombeiros voluntários”, promovida pelo canal do Youtube Papo de Especialista, na última quinta-feira (24.junho). O bate-papo teve como convidados o secretário executivo da entidade catarinense, Heitor Ribeiro Filho, e o presidente da associação gaúcha e da Associação Nacional de Bombeiros Voluntários (Conabov), Anderson Jociel da Rosa.
As duas entidades são as mais representativas no contexto nacional dos bombeiros voluntários e signatárias da Conabov. A associação catarinense representa 31 corporações onde atuam 4.743 pessoas em diferentes programas, e que prestam auxílio em 50 municípios que totalizam 1,6 milhão de moradores. A gaúcha, por sua vez, tem 46 unidades filiadas que atendem 990 pessoas de 90 municípios por um contingente de 1.337 bombeiros. A conversa foi conduzida pelo especialista em emergências industriais pela Texas A&M University College Station, especialista em Hazmat pela TTCI Colorado (ambas nos EUA), com 26 anos de experiência na área de emergências químicas, Cláudio Galante.
O representantes da Abvesc destacou que os bombeiros voluntários são modelo consolidado nos dois Estados do Sul. “O modelo, em Santa Catarina, existe há 129 anos. Está consolidado como alternativa legal, técnica e financeira”, disse Heitor. Para ele, o desafio, agora, é continuar motivando as novas gerações, que vêem o Estado como o único provedor, para o voluntariado. “As pessoas podem sentir que o que entregam para a sociedade é muito nobre.” No Rio Grande do Sul, segundo Jociel da Rosa, há que se avançar quanto a legislação para que as corporações de bombeiros voluntários possam ser contempladas com recursos públicos – a exemplo do que já ocorre em Santa Catarina – e ampliar a capilaridade do atendimento voluntário. “Queremos chegar a cem municípios até o final de 2021”, expôs.
De acordo com o presidente da Conabov, ampliar a cobertura do serviço de bombeiro no país é o maior desafio no cenário nacional, caminho que passa pela aprovação da PEC 2019/218 que inclui o parágrafo 11 ao artigo144 da Constituição Federal, que dispõe sobre a criação de corpos de bombeiros municipais por meio de convênio com bombeiros voluntários – no momento a proposta aguarda designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). A bandeira também é defendida pela Comissão Parlamentar Mista em Defesa dos Bombeiros Voluntários.
Conabov intercede por PEC em audiência com ministro Onyx
Para os representantes da ABVESC e Voluntersul, a sociedade tem a necessidade de contar com o serviço de atendimento a urgências e emergências, ao mesmo tempo que percebe a ineficiência do Estado em prover o serviço de bombeiro a todos os municípios brasileiros. “Por isso que a Conabov busca o fortalecimento do modelo e aprovação da PEC 2018/219, que vai permitir aos municípios implantar este serviço, ocupando uma lacuna deixada pelo Estado,” disse Jociel da Rosa.