Pelo segundo ano consecutivo cerimônia foi restrita e transmitida em tempo real pelo canal do CBVJ no Youtube e Facebook
Os Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) celebraram seus 129 anos de fundação dia 13 de julho e, a comemoração no dia 14. A entidade organizou uma comemoração com público menor, restrita ao comando, representantes dos bombeiros homenageados e Banda Sinfônica. A medida atende protocolo de enfrentamento a pandemia do coronavírus que causa a Covid-19. Pelo segundo ano consecutivo o evento foi transmitido ao vivo pelos canais do Youtube e Facebook.
Como nas cerimônias tradicionais, o CBVJ homenageou e entregou certificados para os bombeiros com mais horas nas escalas operacionais de 2020; os bombeiros com mais anos de serviços (múltiplo de cinco – completados até julho desde ano) e os sócios remidos (40 anos de contribuição). A corporação também apresentou os novos veículos de combate a incêndio e resgate, de salvamento e tanque.
Os agradecimentos aos bombeiros começaram com a entrega de certificados para os que dedicaram mais horas nas escalas operacionais e que, juntos, atingiram a marca de 188,4 mil horas de serviços à comunidade em 2020. Nesse período, 82 bombeiros cumpriram de 500 a 1 mil horas; 31 bombeiros cumpriram de 1 mil a 2 mil horas e três bombeiros completaram mais de 2 mil horas. O grupo foi representado por José Luiz de Oliveira que atingiu a marca de 2.287 horas.
O segundo bloco de homenagens destacou os bombeiros com mais “anos de casa” (contados por múltiplo de cinco), uma tradição instituída em 1897 por proposição do sócio Guilherme Heinzelmann. Na comemoração dos 129 anos, a homenagem por tempo de adesão foi entregue a 27 bombeiros com cinco anos de dedicação; 19, com dez anos; nove, com 15 anos; 13 bombeiros com 20 anos; três, com 25 anos; e um bombeiro com 30 anos de serviços.
Os bombeiros com mais anos de serviços foram representados pelos colegas Ana Paula Bail, Denilson Zanella da Rocha, Antonio Lastra Silveira e Rodrigo Luciano Jurk. Os certificados e botons foram entregues pelo comandante Carlos Kelm; pelo subcomandante operacional, Luciano Favarin, e pelo subcomandante voluntário, Clailton dos Santos.
As homenagens encerraram com outra tradição: a entrega da Machadinha e o título de Sócio Remido a quem contribui financeiramente por mais de 40 anos para a manutenção da corporação. Este ano, seis contribuintes atingiram esta marca e foram representados pelo casal Ingo Carlo e Margarida Mueller. A peça foi entregue pela vice-presidente e coordenadora de projetos da Associação, Dolores Carolina Tomaselli.
Assista a live no Youtube e no Facebook
(Fotos: Fabrízio Motta/Divulgação/CBVJ)