O Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) recebeu a visita do presidente da República, Jair Bolsonaro, nesta sexta (6 de agosto). O evento na corporação fez parte da agenda em Joinville que incluiu almoço com empresários e visita também ao o 8º Batalhão de Polícia Militar. O encontro foi organizado junto à Associação empresarial (Acij), Federação das Indústrias (Fiesc) e Prefeitura.
ABVESC representou as filiadas e reforçou pedido para encaminhamento de PEC durante visita de Jair Bolsonaro aos Bombeiros Voluntários de Joinville
Em reconhecimento a autoridade máxima do país e prestígio pela sua visita, o CBVJ entregou ao presidente a Ordem da Machadinha – a maior comenda da entidade -, além de medalha comemorativa e um diploma. Nos 129 anos de história da corporação, Bolsonaro foi o segundo presidente da República a visitar a corporação – o anterior foi Fernando Henrique Cardoso, que inaugurou o Museu Nacional dos Bombeiros Voluntários, em 1997 -, e o terceiro a receber a comenda (já foi entregue a Juscelino Kubitscheck, em 1959, e a Fernando Henrique Cardoso, em 2002).
O presidente Jair Bolsonaro, por sua vez, e o comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, general de brigada Sidnei Prado, entregaram ao comandante do CBVJ, Carlos Kelm, as chaves dos dois caminhões do Exército doados à corporação por meio do 62º Batalhão de Infantaria (62BI). Os veículos foram licenciados e caracterizados pelos bombeiros voluntários e, agora, serão empregados no transporte de bombeiros e equipamentos em ocorrências.
Associação estadual – O presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), Ivan Frederico Hudler, representou os bombeiros voluntários no Estado e entregou o status da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 218/2019 – que habilita convênios das prefeituras com bombeiros voluntários – à deputada federal Angela Amin, autora da matéria, e pediu celeridade no seu encaminhamento.
“A visita do presidente da República é um marco histórico para os bombeiros voluntários. Sendo assim, aproveitamos este momento para fortalecer o modelo e buscar ainda mais apoio,” disse Hudler. “Nossa missão é atender a população com toda dedicação possível, respeitando nossas lideranças e sempre contando com o apoio do Estado, seja quem lá estiver.
O presidente da Associação de Joinville, Moacir Thomazi, fez o mais longo discurso no evento. Ele resgatando a história dos bombeiros voluntários em Santa Catarina, a eficiência do modelo, a essência do voluntariado e pediu às autoridades presentes o apoio ao modelo. “Somos, presidente Jair Bolsonaro, um modelo viável técnica e financeiramente. É disso que o Brasil precisa”, reforçou.
O prefeito de Joinville, Adriano Silva, bombeiro voluntário há 18 anos, também exaltou o modelo e a abnegação pessoal em favor do próximo. “Um modelo que extrapola quaisquer interesses que não sejam a favor da comunidade”, disse. Já o presidente Jair Bolsonaro, destacou a importância dos bombeiros contou sobre sua participação, quando serviu nas Forças Armadas, em uma operação de busca e resgate.
Fizeram parte da comitiva presidencial os senadores Esperidião Amin e Jorginho Mello; a vice-governadora Daniela Reinehr; e os deputados federais Angela Amin, Caroline Detoni, Coronel Armando, Darci de Matos, Daniel Freitas, Fábio Schiochet e Rogério Peninha.