O município de Balneário Rincão encaminha projeto para uma corporação de bombeiros voluntário
A diretoria da Associação dos Bombeiros Voluntários em Santa Catarina (ABVESC) promoveu o primeiro encontro com o Executivo e Legislativo municipal, além de lideranças da comunidade de Balneário Rincão, Litoral Sul do Estado, com o propósito de implantar uma corporação de bombeiros voluntários naquele município. A associação estadual tem, atualmente, 31 corporações que atendem 50 municípios – a “caçula” são os Bombeiros Voluntários de Lontras (BV-45), no Médio Vale do Itajaí, fundada em 2016.
A reunião ocorreu dia 23 de agosto com a presença do presidente da ABVESC, Ivan Frederico Hudler; do presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Indaial, Adelir da Veiga – Regional que agrega os Bombeiros Voluntários de Jaguaruna, filiada que será a “madrinha” na futura unidade; do prefeito e vice-prefeito de Balneário Rincão, Jairo Custódio e Luiz Gustavo Laurindo, respectivamente; do presidente da Câmara de Vereadores, Ademar Darolt, e de empresários.
Durante o encontro, a diretoria da ABVESC expôs as condições para criação de uma corporação de bombeiros voluntários e os critérios para que seja filiada à entidade, como o de cumprir os requisitos estabelecidos na Instrução Normativa da ABVESC. De acordo com presidente Hudler, há um clamor do município, representado pelo segmento empresarial e poderes Executivo e Legislativo, para a oferta de serviço bombeiril. “Balneário Rincão está numa nova fase de crescimento, com significativos investimentos no setor imobiliário, novos comércios e empresas sendo instaladas,” justificou. “O apoio destas entidades, bem como o suporte inicial dos Bombeiros Voluntários de Jaguaruna, além do apoio da ABVESC, poderá promover e viabilizar uma nova unidade de bombeiros voluntários em Balneário Rincão.”
Na passagem pelo Litoral Sul do Estado, a diretoria da ABVESC visitou a corporação dos Bombeiros Voluntários de Jaguaruna e também entregou o Relatório de Atividades da Associação. Foram recebidos pelo presidente da Associação local, Anderson de Carvalho Nandi; pelo comandante Ugo Leonardo Medeiros; pelo ex-presidente da associação local, Evaldo Duarte Espíndola, e lideranças do município de Sangão, cidade atendida também pelos Bombeiros Voluntários de Jaguaruna.