Os Bombeiros Voluntários de Corupá, corporação localizada no Vale do Itapocu, comemorou neste domingo (12 de setembro) seus 34 anos de fundação – data é celebrada no dia 15 de setembro -, com homenagens aos bombeiros com 5, 10, 15 e 20 anos de serviços prestados a comunidade e os com mais hora de trabalho nas escalas operacionais de 2020. Também apresentou o novo veículo para atividades de combate ao incêndio, modelo unidade tanque (UT). Pela primeira vez a Associação entregou a Ordem da Machadinha, comenda ofertada para ao Grupo Lunelli, principal financiador da nova unidade tanque.
Corporação homenageou bombeiros e apresentou a nova unidade tanque com capacidade para 17 mil litros de água
Por causa da pandemia do coronavírus que causa a covid-19, a cerimônia foi restrita, com a participação apenas da diretoria, fundadores, bombeiros voluntários e corpo administrativo. Também participaram o presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), Ivan Frederico Hudler; o secretário de Administração e Finanças, Sandro Rogério Glatz (representando o prefeito Luiz Carlos Tamanini) e a presidente da Câmara de Vereadores, Bernadete Correa Hillbrecht. A comunidade pode acompanhar a cerimônia pelo Facebook.
Assista a live.
Em seu discurso, o presidente da ABVESC, Ivan Frederico Hudler, agradeceu o apoio do poder público – governo do Estado e Executivo municipal, da comunidade e disse que a associação estadual se coloca ao lado das conquistas das corporações filiadas. Ele destacou, ainda, que o sucesso da corporação, que chega aos 34 anos, se deve à dedicação dos bombeiros voluntários. “O modelo ‘bombeiros voluntários’ está consolidado no Brasil e em vários outros países de diferentes continentes. É um modelo que faz bem a todos.” Hudler também fez a entrega do Relatório de Atividades da entidade estadual.
O presidente da Associação, Luiz Alberto Hack, destacou a importância da colaboração da comunidade na manutenção da estrutura operacional e as conquistas dos últimos anos, como Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas) pelo Ministério da Saúde. “Nosso sentimento é de muita gratidão, tanto a comunidade que nos apoia quanto aos bombeiros voluntários que se dedicam todos os dias a proteger vidas meio ambiente e patrimônio”, disse.
Segundo ele, a Associação agora trabalha dois grandes projetos rumo aos 35 anos: a ampliação da estrutura operacional com a construção de sala de aula e de reuniões, um investimento de R$ 350 mil; e a pavimentação pátio, que vai exigir mais R$ 50 mil. Além disso, observa, existe também esforços para manter a atualização dos equipamentos e frota.
O comandante Lauro Reck destacou a atuação incansável dos mais de 100 bombeiros que integram a corporação e, em especial, ao Grupo Lunelli e ao Supermercado Mess, que fizeram aporte de recursos para a aquisição e transformação do caminhão tanque. O veículo, com capacidade para 17 mil litros de água, possui outros itens, como tanque para líquido gerador de espuma (LGE), bomba de água e compartimentos para guarda de equipamentos e ferramentas. “É um veículo que melhora ainda mais nossa primeira resposta e reduz significativamente a dependência de auxílio de corporações vizinhas em casos de incêndios de grandes proporções”, lembrou.
Fotos: Ivan de Toffol