Os Bombeiros Voluntários de Indaial, no Vale do Itajaí, e os de Jaraguá do Sul, no Vale do Itapocu, promoveram a formatura de ingresso de bombeiros no início deste mês de dezembro, totalizado 69 novos integrantes, além de homenagens a bombeiros com mais anos de serviços. Na corporação de Indaial também ocorreu a graduação a cargos de chefia e liderança. As cerimônias nas duas filiadas à Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) ocorreram no dia 3.
Nos Bombeiros Voluntários de Indaial foi oficializado o ingresso de 21 novos bombeiros voluntários da 23ª turma do Curso de Formação de Bombeiro Voluntário Operacional, além de homenagens ao secretário executivo da ABVESC, Heitor Ribeiro Filho, e a 34 bombeiros voluntários que completam 5, 8, 10, 15 e 20 anos de serviços prestados à comunidade. A corporação também graduou e promoveu a ascensão de 11 bombeiros voluntários aos cargos de chefia e liderança, e entregou o certificação de conclusão de curso a outros 27 bombeiros voluntários pela conclusão do curso de Resgate Técnico com Cordas e NR35.
O comandante Evandro Vinotti diz que a ingresso de novos bombeiros voluntários significa um avanço e atende ao propósito de manter guarnições suficientes para o serviço de atendimento a urgências e emergências nas 24 horas do dia. “A corporação tem mais de 200 bombeiros voluntários e conseguimos esse volume por causa da escola de formação constante,” observa. “Mesmo em épocas de dificuldades, como agora por causa da pandemia do coronavírus SarsCov-2, conseguirmos vencer esse desafio.”
Os Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, por sua vez, passam a contar com 48 novos integrantes entres os que passaram pelo processo de reingresso; alunos que concluíram a formação por meio de parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e os do curso de formação ofertado pela corporação. Também foram homenageados bombeiros por 10, 15 e 20 anos de serviços prestados à comunidade.
O comandante Neilor Vincenzi destaca a importância do ingresso dos novos voluntários neste período do ano, característico pela aumento de demanda dos serviços de bombeiro. “Vão ingressar em 2020 buscando aperfeiçoamento para seguir atendendo bem a nossa comunidade.”