A Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) e os Bombeiros Voluntários de Joinville receberam a visita institucional do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, nesta quinta (3 de março). Anteriormente, o secretário foi conhecer as corporações de Caçador, no Meio-oeste do Estado, e de Jaraguá do Sul, no Vale do Itapocu, também com o propósito conhecer a estrutura dos voluntários, em especial a de atendimento pré-hospitalar (APH). O secretário avalia a possibilidade de maior integração do atendimento prestado pelos bombeiros no âmbito do sistema de saúde que envolve o SAMU e o Corpo de Bombeiros Militar.
André Motta Ribeiro deu atenção especial a estrutura do atendimento pré-hospitalar
O presidente da ABVESC, Ivan Frederico Hudler, fez uma explanação do modelo e a atuação das 31 unidades filiadas com atuação em 50 municípios catarinenses, em especial os dados de atendimento pré-hospitalar, área afim da Secretaria da Saúde. O balanço operacional da ABVESC, em 2021, mostra que os bombeiros voluntários atenderam 73.415 ocorrências. No período, o APH representou 80,60% de todos os pedidos de auxílio feito aos bombeiros voluntários, equivalente a 59.173 chamados. Para fazer frente a esta demanda, as corporações disponibilizaram 83 unidades de resgate (ambulâncias).
Já o presidente dos Bombeiros Voluntários de Joinville (ACBVJ), Moacir Thomazi, apresentou a estrutura e os dados operacionais da corporação. No pré-hospitalar – categoria que representou 73,1% dos atendimentos prestados em 2021, totalizando 7.118 chamados – Thomazi destacou a operação de uma Unidade de Suporte Avançado (USA) equipada com recursos do Fundo Municipal de Saúde e em atividade desde maio do ano passado. Nos primeiros oito meses – de maio a dezembro de 2021 – a equipe da USA atendeu 1.036 chamados.
O secretário foi recepcionado também pelo diretor administrativo da Associação de Joinville, Marcos Krelling; pelo secretário executivo da Associação de Joinville, Matheus Cadorin; pelo comandante do CBVJ, Carlos Kelm; e pelos subcomandantes voluntário, Clailton dos Santos, e o operacional, Luciano Favarin.