A Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) realizou no último sábado (30. abril.22) a Assembleia Ordinária, no formato presencial, pela primeira vez desde 2019 – até mesmo a eleição da atual gestão ocorreu por videoconferência por causa da pandemia do coronavírus que causa a Covid-19. Além de analisar o edital da assembleia, o encontro realizado na sede dos Bombeiros Voluntários de Ascurra, no Médio Vale do Itajaí, serviu para confraternização e maior aproximação entre os presidentes das associações filiadas e diretoria executiva da ABVESC. Encerrada a assembleia, o grupo participou de reunião da diretoria com os presidentes para discussão de temas administrativos comuns a todas as filiadas.
Diretoria executiva, Conselho Fiscal e presidentes das associações das afiliadas se reuniram presencialmente pela primeira vez após dois anos de pandemia
A pauta da assembleia estabelecia quatro itens para apreciação: os relatórios e as demonstrações contábeis e financeiras anuais – exercício 2021 com o parecer do Conselho Fiscal; o relatório de atividades 2022 – exercício 2021; a revisão das mensalidades para o exercício 2022 e, por fim, aprovar ou não conveniência de transigir bens patrimoniais da ABVESC. Os presidentes das associações filiadas, a partir dos esclarecimentos do Tesoureiro da ABVESC Alfieri Nicolau Freiberger, do presidente do Conselho Fiscal, Adelir da Veiga, e considerando os pareceres favoráveis do Conselho Fiscal e da auditoria externa independente realizada pela Martinelli Auditores, aprovaram por unanimidade os documentos – demonstrativo fiscal e o relatório de atividades exercício 2022, ano base 2021. Também por unanimidade os presidentes propuseram revisão sobre o valor das mensalidades e aprovaram a diretoria transigir bens patrimoniais da ABVESC.
O diretor presidente da ABVESC, Ivan Frederico Hudler, destacou os pareceres favoráveis do Conselho Fiscal e Martinelli Auditores e, após a aprovação do relatório, oficializou o agradecimento à empresa de auditoria que faz a análise de forma voluntária para a entidade. Hudler ainda destacou a relevância do encontro, sobretudo os benefícios que a troca de ideias e experiências trazem para o engrandecimento da entidade e do modelo “bombeiros voluntários” em Santa Catarina.
Pauta administrativa: — Encerrada a ordem do dia, o diretor presidente da ABVESC fez uma explanação sobre o plano de trabalho da atual gestão, focada no fortalecimento do modelo e das corporações menores. Destacou a implantação de sistema para gestão financeira, contábil e ativo, doados à ABVESC pela empresa de software Prosyst; a oferta de software para gestão integrada do atendimento operacional para as filiadas; a gestão online e padronizado dos cursos de formação, além da oferta de 310 vagas para curso de formação de motorista de veículo de emergência; além da atualização sobre o termo de fomento com o governo do estado em andamento e do convênio de revitalização de ativos. O presidente também esclareceu sobre procedimentos para renovação do contrato com a Celesc, que permite captar recursos por meio da tarifa de energia elétrica e, por fim, atualizou sobre o processo de implantação de uma nova corporação de bombeiros voluntários, no município de Balneário Rincão, litoral Sul do Estado.
Assembleia da ABVESC aprova contas do exercício 2020
ABVESC elege nova diretoria e Conselho Fiscal
Livro – O presidente da ABVESC aproveitou a presença dos presidentes para fazer a entrega, a um representante de cada Regional, do livro “Henrique Loyola – Colecionador de Desafios, o Que Faltou Dizer”, que narra a trajetória do empresário. O autor dedica um capítulo aos Bombeiros Voluntários de Joinville, corporação da qual foi presidente, e ao modelo catarinense, uma vez que foi o idealizador e fundador da ABVESC.
Receberam os exemplares Alfieri Nicolau Freiberger, da Regional Caçador; Marcos Krelling, da Regional Joinville; Milton Peruzzin, da Regional Concórdia; João Alfredo Silveira, da Regional Jaraguá do Sul; Adelir da Veiga, da Regional Indaial; e Cristiano Blanck, da Regional Ibirama.