A cerimônia em comemoração aos 130 anos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville levou cerca de 800 pessoas à Unidade Centro (rua Jaguaruna), na noite de sábado, 16 de julho – a data é celebrada no dia 13 de julho. A festa foi marcada por homenagens aos voluntários, aos sócios remidos, a benfeitores da corporação, agradecimentos e, nos discursos, apelos em favor do engajamento das lideranças em favor da revisão da legislação para dar segurança jurídica ao modelo.
Associação fez homenagens a bombeiros com mais anos de trabalho na corporação e com mais horas de serviços nas escalas operacionais em 2021, além de entregar a Machadinha simbólica para sócios remidos e a Ordem da Machadinha a liderança empresarial
A Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) foi representada pelo seu presidente e membro nato dos Bombeiros Voluntários de Joinville, Ivan Frederico Hudler, e pelo coordenador do Conselho dos Comandantes e comandante dos Bombeiros Voluntários de Indaial, Evandro Vinotti.
Um dos momentos de maior emoção ocorreu na homenagem aos integrantes da Equipe Tradição que, juntos, somam 623 anos de dedicação à corporação – destaque para Romeu Ernesto Dressel, com 64 anos de voluntariado. Também foram homenageados 70 bombeiros com mais de cinco anos de trabalho (em anos múltiplos de cinco) e 130 voluntários que somaram mais de 500 horas nas escalas operacionais em 2021 – o bombeiro voluntário Jailson Aparecido de Jesus Nery recebeu a distinção por 2,4 mil horas de serviços.
Os contribuintes Jorge Prachtrauser e Nivaldo Rupp receberam as comendas instituídas em 1952 – o título de Sócio Remido e a Machadinha simbólica por 40 anos de contribuição financeira à entidade. O empresário e ex-presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Marco Antonio Corsini, foi agraciado com o título de Sócio Honorário e a Ordem da Machadinha, maior honraria concedida pela Associação à pessoas físicas ou jurídicas. A entrega da comenda, feita pelo presidente da Associação, Moacir Thomazi, foi reconhecimento por liderar o movimento em favor da doação do sistema de energia solar fotovoltaica à corporação.
Agradecimentos – “O desafio é avançarmos e nos modernizar tanto no aspecto operacional quanto na gestão”, disse em seu discurso o presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Moacir Thomazi, ao fazer um balanço da gestão e as perspectivas para os próximos anos. Entre os avanços destacou a instalação do sistema de energia solar fotovoltaica, no segundo semestre de 2019, que resulta em economia de aproximadamente R$ 100 mil/ano para a corporação – investimento doado pela Acij. “Esta cerimônia é para agradecer aos bombeiros, aos colaboradores, às lideranças empresariais e políticas mas, acima de tudo, aos mais de 30 mil joinvilenses que fazem contribuição à corporação, por meio da fatura de energia elétrica, o que nos permite manter a estrutura de atendimento”, disse.
No seu pronunciamento, o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ), Carlos Antonio Kelm, rememorou os períodos de renascimento da corporação após períodos de dificuldades financeiras, em especial o ocorrido no primeiro centenário, sob a gestão do então presidente José Henrique de Loyola. E disse que, passados 30 anos, a entidade vive novamente um momento singular dado os recentes e expressivos investimentos em melhoria da estrutura e frota de veículos de emergência. Ressaltou ainda o trabalho dos subcomandantes e dos próprios bombeiros.
Legislação – No agradecimento pela comenda Ordem da Machadinha, o empresário Marco Antonio Corsini pediu a união das lideranças de entidades de classe e políticas em favor da defesa do modelo “bombeiros voluntários” e legislação que garante segurança jurídica à atividade de vistorias e análise de projetos de prevenção e combate a incêndio e pânico.
Ele destacou, como exemplo, movimento liderado pela Acij e Prefeitura junto ao Supremo Tribunal Federal quando do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5354) – objetiva a declaração de inconstitucionalidade de artigo 112, parágrafo único, da Constituição do Estado de Santa Catarina, e do artigo 12, § 1º, da Lei 16.157, de 7 de novembro de 20213, também de Santa Catarina, que preveem a possibilidade de bombeiros voluntários, por delegação dos municípios, realizarem vistorias de fiscalização e lavrar autos de infração referentes a normas de segurança contra incêndio e pânico – em março deste ano.
O deputado federal Darci de Matos aproveitou a sua fala para destacar o trabalho feito pela Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bombeiros Voluntários no Congresso Nacional. Segundo ele, já há acordo para que na tramitação da PEC 218/2019 – que inclui parágrafo na Constituição Federal que prevê a criação de corpos de bombeiros municipais por meio de convênio com bombeiros voluntários – atualmente o trâmite está na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).
“Vamos reapresentar novo texto, retirando a inclusão do art. 144 da Constituição para o art. 30, que trata da competência dos municípios”, disse. “A proposta, da qual eu sou relator na CCJC, é para que os municípios possam ter serviços civis destinados a executar atividades de defesa civil, combate e prevenção de incêndios, sinistros ou catástrofes, buscas e salvamentos.”
Cerimônia – A Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Voluntários, regida pelo maestro Jonatas Rafael da Costa e Geraldo Garcia, foi atração especial da noite. O grupo, composto por 40 instrumentistas, também teve a participação especial do trompetista Alisson Medeiros, que iniciou os estudos musicais na corporação e atualmente faz o segundo mestrado na Universidade Robert Schummann, na cidade de Düsseldorf, Alemanha. Como convidados, o coro representativo das paróquias da Comunidade Evangélica de Joinville, com 60 vozes, regido por Vivian Voos Tavares e Mário Klemann entoando “Aleluia” (Leonard Cohen e arranjo para coral de Roger Emerson) e “Glória ao Senhor” (Wanderson Paiva).
A festa em comemoração aos 130 anos dos Bombeiros Voluntários de Joinville teve a participação de bombeiros, familiares, empresários e autoridades. A mesa foi composta pelo presidente Moacir Thomazi e comandante Carlos Kelm que recepcionaram o Tenente Coronel BM Jorge Arthur Cameu Júnior, comandante da 1ª Região de Bombeiro Militar do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (representando o governador Carlos Moisés); Luiz Gustavo Prim, diretor executivo da Secretaria de Governo da Prefeitura de Joinville (representando o prefeito Adriano Silva); Darci de Matos, deputado Federal (representando a Câmara dos Deputados); Maria Regina De Loyola Rodrigues Alves, presidente da ACIJ e membro nato da corporação; Maurício Peixer, presidente da Câmara de Vereadores; Ivan Frederico Hudler, presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) e membro nato da corporação; Tenente Coronel Glaucir Lopes Gonçalves, subcomandante do 62º Batalhão de Infantaria – Batalhão Francisco de Lima e Silva (representando o comandante Tenente Coronel Luiz Eduardo Santos Cerávolo); e o Coronel Márcio Leandro Reisdorfer, comandante da 5ª Região Da Polícia Militar.
Assista a live no canal do Youtube.
Fotos: Fabrizio Motta