Corporação dos Bombeiros Voluntários foi sede do posto de comando em simulados coordenados pelo Exército e Defesa Civil do Estado
Os Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul participaram, de 5 a 7 deste mês, do 6º Exercício de Ajuda Humanitária coordenado pelo Exército Brasileiro, por intermédio da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, e Defesa Civil de Santa Catarina. O posto de comando também foi montado na base operacional da corporação, organizado por intermédio do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC).
O objetivo do exercício foi preparar equipes e elaborar um plano de ação para possíveis grandes sinistros. Durante os três dias, foram simuladas situações de emergência em pontos estratégicos do municípios e envolveram diferentes equipes de atendimento, de forma direta e indireta. Os bombeiros voluntários atuaram nas situações de busca e salvamento em estruturas colapsadas, busca e salvamento em área de mata e cachoeira, resgate veicular, atendimento pré-hospitalar, combate a incêndio e atendimento a sinistros envolvendo produtos perigosos.
Um dos coordenadores do exercício, general Abreu, da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, ressaltou que “São Francisco do Sul foi a cidade escolhida por ser de fácil localização para todos os órgãos participantes e área geográfica que possibilita diversas simulações”. O coordenador da Defesa Civil Geovan Baumgratz explicou que por meio do exercício se busca melhorias no plano de contingência interagindo com a Defesa Civil municipal e as demais agências de apoio. “Com isso, teremos respostas melhores e mais eficientes para cada demanda que possa ocorrer.”
Participaram do 6º Exercício tropas do Exército Brasileiro das cidades de Florianópolis, Blumenau, Joinville, Criciúma, Porto União e Curitiba; além de equipes dos Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul, da Prefeitura de São Francisco do Sul, Capitania dos Portos de Santa Catarina, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Científica, Receita Federal, SAMU, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Defesa Civil de Santa Catarina, Celesc, Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Polícia Penal, Águas de São Francisco e SCPAR Porto de São Francisco do Sul.
Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de São Francisco do Sul/Divulgação