Os Bombeiros Voluntários de Ibirama, corporação localizada no Alto Vale do Itajaí, receberam uma doação de R$ 232 mil do Consulado Geral do Japão instalado em Curitiba. O presidente da entidade, Gilberto Tassi, o comandante Rudinei Pinsegher e o sub-comandante Maicon Botzan assinaram o termo de doação, no último dia 9, juntamente com o cônsul-geral Keiji Hamada, o cônsul-geral adjunto Kazuu Wakaeda e a assessora Kumico Abe.
Doação de R$ 232 mil será investida em equipamentos de proteção para combate a incêndio
O valor será empregado na aquisição de equipamentos de proteção individual para combate a incêndio. O repasse foi intermediado pela rede de voluntariado Rede Laço, uma plataforma para cadastro de projetos e de entidades interessadas em subsidiar projetos sociais. O recurso provém do Programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana, do governo do Japão.
De acordo com o comandante da corporação, a estruturação do projeto destacou números de ocorrências atendidas pelos Bombeiros Voluntários, demonstrando a necessidade do investimento. “Nossa corporação é mantida, basicamente, por doações e convênios celebrados com o poder público,” disse. “O recurso destinado pelo governo japonês possibilitará que nossos voluntários atendam à comunidade com mais segurança, pois serão equipamentos de proteção individual novos e com tecnologia moderna.” Serão adquiridos 21 conjuntos de combate a incêndios, composto por capacete, balaclava, luva, jaqueta, calça e bota. “Com isso, todos os nossos bombeiros voluntários terão a sua roupa de aproximação, elevando o número de bombeiros em condições de atender ocorrências de grande vulto, possibilitando também maior agilidade nos trabalhos.”
O projeto apresentado pelos Bombeiros Voluntários de Ibirama à Rede Laço detalha os atendimentos realizados pela corporação em reação a incêndios. Entre janeiro de 2021 e abril de 2022, período analisado no projeto, a corporação atendeu mais de 180 ocorrências de incêndios em edificações, entulhos, vegetação e veiculares. “Nossa corporação é dotada de equipamentos de qualidade, porém, algumas ferramentas de trabalho precisam ser substituídas devido ao tempo de uso. E é por meio dessas parcerias que conseguimos ofertar um melhor serviço à população, preservando também a segurança dos voluntários”, frisou.
A representante da Rede Laço em Ibirama, Aline de Souza Poffo, explicou que a oportunidade surgiu após uma reunião realizada com entidades em 2021, onde foi apresentada a plataforma da rede. A entrega dos equipamentos vai ocorrer ainda este ano e terá a presença dos cônsules do Japão. “Parabenizo a dedicação do comando e de toda a corporação na montagem desse projeto que permitiu a liberação desses recursos. Em poucos dias nossos bombeiros estarão ainda mais equipados e preparados para salvar vidas”, observou o presidente da Associação, Gilberto Tassi.
(Com reportagem e fotos de Rafael Beling/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ibirama)