Os Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ), corporação do Nordeste do Estado, realizam o 4° Encontro Catarinense de Trauma e o 5º Desafio Nacional de Trauma, de 21 a 23 deste mês. O evento vai reunir 80 duplas de socorristas de bombeiros voluntários e militares, SAMU, equipes de aeronaves e demais órgãos que fazem atendimento pré-hospitalar na esfera pública. Os eventos fazem parte do calendário de comemoração dos 130 anos da corporação mais antiga do país, comemorados no dia 13 de julho deste ano.
Pela primeira vez os Bombeiros Voluntários de Joinville realizam dois importantes eventos na área do atendimento pré-hospitalar, o 4° Encontro Catarinense de Trauma e o 5º Desafio Nacional de Trauma
O 4° Encontro Catarinense de Trauma e o 5º Desafio Nacional de Trauma são promovidos pela Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) e a Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES) – representante da World Rescue Organization (WRO) desde 2013 quando o país se estabeleceu como membro –, respectivamente. Os dois eventos são seletivos para os encontros nacional e mundial de 2023. Esta edição tem o patrocínio da Catarinense Nutrição, SOS Sul, Hasic, TechSul Medical, Toht Lifecar, Desmodus, Clamed Farmácias, Orbenk , Caminhões e Cia., MSA the Safety Company, MG Higiene e Limpeza e Posto Zandoná.
Números reforçam a importância do serviço para a população. Somente em Santa Catarina, nos 12 meses de 2021, foram atendidas 131.752 vítimas com algum tipo de trauma pelos bombeiros voluntários (23.803), bombeiros militares (51.142) e SAMU (56.807). “Isso quer dizer que a cada quatro minutos, em média, temos uma ambulância com socorristas realizando atendimento”, diz Igor Arahon Schwingel, bombeiro voluntário, assessor da Organização Mundial de Resgate WRO e membro do Comitê de Educação e Desenvolvimento de Resgate Veicular da WRO.
Segundo ele, os desafios de trauma são fundamentais para o desenvolvimento dos serviços de emergência. “Quando tratamos de serviços de emergência, entendemos que a educação é a única ferramenta capaz de desenvolver os profissionais para esta atividade a qual nos exige desenvolver habilidades para um rápido diagnóstico e acerto nas decisões sobre o tratamento das vítimas”, observa.
Leia mais: Encontro de trauma fortalece o atendimento pré-hospitalar em SC
Como será – A cerimônia de abertura será realizada sexta-feira (21), às 8h, na Unidade Central do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville. As provas de ambos os eventos ocorrem no ExpoCentro Edmundo Doubrawa – anexo ao Centreventos Cau Hansen (dia 21, a partir das 13h30; sábado, dia 22, a partir das 8h; domingo, dia 23, a partir das 8h). O encerramento e premiação estão previstos para às 13h do domingo.
No circuito, cada dupla composta por bombeiros, técnicos em enfermagem, enfermeiros ou médicos terá 10 minutos para completar provas nas modalidades standard e complex em simulados com vítimas politraumatizadas – esmagamentos, amputações, fraturas, queimaduras e possíveis outros cenários -, decorrentes de acidentes em diferentes ambientes (montanha, aquático, trabalho, trânsito, doméstico entre outros).
As primeira e segunda edições do Encontro Catarinense de Trauma foram realizadas pelos Bombeiros Voluntários de Concórdia, em 2018 e 2019;a terceira edição, em 2020, foi organizada pelos Bombeiros Voluntários de Caçador.
SERVIÇO
O quê: 4° Encontro Catarinense de Trauma e 5º Desafio Nacional de Trauma
Quando: 21 a 23 de outubro de 2022
Horário: dia 21, a partir das 13h30; dia 22, a partir das 7h30; dia 23, a partir das 13h (encerramento previsto para às 13h)
Onde: ExpoCentro Edmundo Doubrawa (Av. José Vieira, 315 – América)
Público tem acesso livre