“É uma alegria para nossa corporação receber os participantes do 5º Desafio Nacional de Trauma e do 4° Encontro Catarinense de Trauma”, disse o presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Moacir Thomazi, para uma plateia formada por 65 duplas de socorrista de seis Estados, nesta sexta (21 de outubro), na cerimônia de abertura do evento realizada da Unidade Central da entidade. Ele lembrou, ainda, o exemplo da dedicação dos voluntários e o objetivo comum, que é o aprimoramento para prestar um serviço cada vez mais qualificado para a população.
Abertura do 5º Desafio Nacional de Trauma e 4°Encontro Catarinense de Trauma ressaltou necessidade de treinamento e multiplicação do conhecimento
Os Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ), corporação do Nordeste do Estado, realizam pela primeira vez o 5º Desafio Nacional de Trauma e o 4° Encontro Catarinense de Trauma neste fim de semana (21 a 23 de outubro) reunindo socorristas de corporações de bombeiros, SAMU, de resgate de concessionárias de rodovias e demais órgãos que fazem atendimento pré-hospitalar na esfera pública do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Os eventos fazem parte do calendário de comemoração dos 130 anos da corporação mais antiga do país, comemorados no dia 13 de julho deste ano.
O 5º Desafio Nacional de Trauma e o 4° Encontro Catarinense de Trauma são promovidos pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES) – representante da World Rescue Organization (WRO) desde 2013 quando o país se estabeleceu como membro – com o apoio da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC). Os dois eventos são seletivos para os encontros nacional e mundial de 2023. Esta edição tem o patrocínio da Catarinense Nutrição, SOS Sul, Hasic, TechSul Medical, Toht Lifecar, Desmodus, Clamed Farmácias, Orbenk , Caminhões e Cia., MSA the Safety Company, MG Higiene e Limpeza e Posto Zandoná.
A coordenadora dos avaliadores, médica avaliadora e representante da ABRES, coronel BM do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá, Karina Ferreira Ribeiro Homobono, destacou que o principal desafio do evento é treinar e integrar as diferentes entidades que fazem o atendimento pré-hospitalar. “O propósito é melhorar a sobrevida da vítima,” lembrou. O prefeito de Joinville e bombeiro voluntário há 23 anos, Adriano Silva, também destacou a importância dos treinamentos e troca de experiências. “Temos que estar preparados. Representamos uma das instituições mais importantes do mundo, que é ser socorrista.”
O presidente da ABVESC, Ivan Frederico Hudler, falou em nome das corporações filiadas que enviaram equipes para as duas competições. Ele lembrou, também, dos mais de 74 mil atendimentos realizados pelos bombeiros voluntários em Santa Catarina, em 2021. “A realização do 5º Desafio Nacional de Trauma e o 4° Encontro Catarinense de Trauma corroboram a admiração pelos bombeiros voluntários de socorristas. Promoverá a qualificação.”
O comandante estadual dos bombeiros voluntários e comandante dos Bombeiros Voluntários de Indaial, Evandro Vinotti, por sua vez, ressaltou a importância do evento para alinhamento de protocolos e, desta forma, atender da melhor forma possível. “É fundamental, também, a integração entre as diferentes equipes que atuam no atendimento de vítimas de trauma.”
A cerimônia de abertura contou com a presença do comandante da 1ª Região de Bombeiro Militar e representante do comando geral, tenente coronel BM Fabiano Bastos; do comandante dos Bombeiros Voluntários de Joinville, Carlos Kelm; do comandante dos Bombeiros Voluntários de Guaramirim, Maicon Ewald; do comandante dos Bombeiros Voluntários de Caçador, Anderson Caetano de Souza; do subcomandante dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Robson Manske; do comandante dos Bombeiros Voluntários de Serafina Correia (RS), Christofer Pereira; membros da diretoria da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville e bombeiros.
Como será – Após a cerimônia de abertura, foi realizado o congresso técnico com a participação dos avaliadores e assessores da ABRES. As provas de ambos os eventos ocorrem no ExpoCentro Edmundo Doubrawa – anexo ao Centreventos Cau Hansen (dia 21, a partir das 13h30; sábado, dia 22, a partir das 8h; domingo, dia 23, a partir das 8h). O encerramento e premiação estão previstos para às 13h do domingo.
No circuito, cada dupla composta por bombeiros, técnicos em enfermagem, enfermeiros ou médicos terá 10 minutos para completar provas nas modalidades standard e complex em simulados com vítimas politraumatizadas – esmagamentos, amputações, fraturas, queimaduras e possíveis outros cenários -, decorrentes de acidentes em diferentes ambientes (montanha, aquático, trabalho, trânsito, doméstico entre outros).