
residente Ivan Frederico Hudler ao lado de José Henrique Carneiro de Loyola no momento da entrega das peças da comenda que acompanham o título de sócio benemérito da ABVESC
residente Ivan Frederico Hudler ao lado de José Henrique Carneiro de Loyola no momento da entrega das peças da comenda que acompanham o título de sócio benemérito da ABVESC
O presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), Ivan Frederico Hudler, entregou o título de sócio benemérito ao fundador da entidade e seu primeiro presidente (1994-2000), o empresário e ex-Senador José Henrique Carneiro de Loyola, nesta quarta-feira (14.dezembro.22). A comenda – entregue pela primeira vez desde a sua fundação, em 1994 – é constituída pela Medalha 1º Preis, diploma, placa e pin de lapela.
Fundador da associação estadual é homenageado com o título de sócio benemérito
A homenagem a Loyola foi indicada pela diretoria da ABVESC e aprovada de forma unânime na assembleia geral com as filiadas, realizada em setembro, e ocorreu pela passagem dos seus 90 anos, comemorados no dia 12 de outubro deste ano. No decorrer deste semestre, o empresário também foi homenageado pela Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa por indicação do deputado Fernando Krelling. O secretário executivo da entidade, Heitor Ribeiro Filho, também participou do encontro para entrega das peças.
Na conversa com Loyola, o presidente da ABVESC destacou as suas realizações como empresário, senador, dirigente de entidades de classe e, principalmente, como defensor do modelo “bombeiros voluntários”. “O senhor mostra que na vida, onde as intenções e realizações deixam um legado positivo para a sociedade, ocorre colheita de bons frutos deste legado,” destacou. “A ABVESC não quer ficar devendo reconhecimento em sua história. Se hoje temos o melhor Estado do país, com serviços prestados pelos bombeiros voluntários, é porque aqui também está sua colaboração.”
O empresário e ex-senador da República, por sua vez, falou do orgulho pelo modelo e satisfação em receber a homenagem. “Receber a comenda da ABVESC foi uma grande satisfação. Acredito que o modelo dos bombeiros voluntários é o melhor do mundo e tenho muito orgulho de ter criado, há quase 30 anos, a ABVESC, uma instituição sólida, representativa, que se empenha, no dia a dia, para disseminar este conceito que só beneficia a sociedade. Que este trabalho continue se multiplicando pelos municípios e rendendo bons frutos.”
Medalha
O que é → Medalha 1º PREIS
Em setembro de 1923, o Conselho Administrativo da então Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, sob o comando de Freidrich Stoll, criou a Seção de Carros, um pelotão de membros ativos que conduziam bombeiros para o combate a incêndios. A partir de 1925, motoristas ou proprietários de carros que mais rápido compareciam na corporação para transporte dos bravos soldados do fogo recebiam a distinção, classificada em 1º, 2º ou 3º Preis. (Fonte: “Atas Históricas do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville — 1892 a 1938”)
Breve biografia → José Henrique Carneiro de Loyola
– Senador da República de agosto a dezembro de 1996 e de agosto a dezembro de 2000;
– Secretário Estadual da Indústria, Comércio e Turismo de Santa Catarina, de 1989 a 1991. Nesse período, à frente de instituições como a Junta Comercial do Estado, Inmetro, INPI, Santur, Hidrominerais, Santinvest, CEAG (hoje Sebrae) e Empretec, teve como grande desafio implantar o Programa de Desenvolvimento Industrial de Santa Catarina (Prodec);
– Presidente da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ);
– Presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville no centenário da entidade (1992), quando a projetou em âmbito internacional.
. Neste período criou o mecanismo de recebimento de recursos por meio da fatura de serviço público – atualmente, a Celesc -, do qual todas as instituições hoje se beneficiam.
– Fundador da ABVESC em abril de 1994 e seu primeiro presidente (1994 a 2000). Naquela época havia 11 unidades em todo o Estado e hoje são 31 corporações que atendem 1,6 milhão de catarinenses em 50 municípios.
Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao acessar você concorda com nossa Política de Privacidade e Política de Cookies