Quatro corporações de bombeiros voluntários em Santa Catarina contam com novos integrantes desde dezembro passado. Os Bombeiros Voluntários de Jaguaruna realizaram a formatura de nove bombeiros; os de Presidente Getúlio, 11; em Ilhota, são mais seis voluntários e, em Guaramirim, 11, totalizando 37 pessoas habilitadas a prestar serviços de bombeiro urbano em situações de urgência e emergência.
As formaturas foram realizadas em Jaguaruna, Ilhota, Presidente Getúlio e Guaramirim
A primeira formatura realizada em dezembro ocorreu no dia 9 nos Bombeiros Voluntários de Jaguaruna, corporação localizada no Litoral Sul do Estado – que atende também os municípios de Sangão e Treze de Maio – e pertencente à Regional Indaial. A cerimônia foi realizada na própria sede da corporação com a presença de autoridades municipais, comando, bombeiros e convidados. Os nove formandos receberam a tarja com seu nome para fixação no uniforme, o que simboliza a conclusão da formação inicial, fizeram o juramento, a homenagem ao comando e instrutores e, por fim, o tradicional banho de mangueira.
Nos Bombeiros Voluntários de Ilhota, corporação localizada na região da Foz do Rio Itajaí-açu, também pertencente a Regional de Indaial, a formatura dos seis novos bombeiros voluntários ocorreu dia 10 de dezembro e a inclusão na escala operacional ocorreu no mesmo mês. O rito da cerimônia incluiu o juramento, o recebimento da tarja com o nome para uso no uniforme e batismo. “Contar com novos bombeiros em nossa corporação é ter a certeza que a comunidade permanece ainda mais segura”, disse o comandante Carlos Osnildo Rampelotti.
Os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, corporação do Alto Vale do Itajaí e pertencente a Regional Ibirama, promoveram a formatura de 11 bombeiros voluntários no dia 12 de dezembro durante a celebração dos 20 anos da corporação. A festa ocorreu na Associação dos Aposentados e Pensionistas do município e teve a presença do presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), Ivan Frederico Hudler, e do comandante geral dos Bombeiros Voluntários em SC e coordenador do Conselho dos Comandantes da ABVESC, Evandro Vinotti. No mesmo evento a entidade oficializou a passagem do comando operacional para o comandante Manfredo Baehr.
Já os Bombeiros Voluntários de Guaramirim, corporação localizada no Vale do Itapocu e integrante da Regional Jaraguá do Sul, contam com mais 11 voluntários na escala operacional após a formatura, realizada dia 17 de dezembro. A cerimônia, realizada no Centro de Educação Profissional (Cedup) contou com a presença de autoridades dos poderes Legislativo e Executivo do município; do comandante dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Neilor Vincenzi, representando o Conselho dos Comandantes da ABVESC; Adilso Schmokel, presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários de Guaramirim, entre outros. O comandante da corporação, Maicon Rodrigo Ewald, agradeceu a dedicação dos novos voluntários da entidade.
Nova geração – Também em dezembro, no dia 10, os Bombeiros Voluntários de Caçador, no Oeste do Estado, promoveram a formatura do projeto Bombeiro Mirim e Aspirante. A cerimônia contou com a presença dos familiares dos adolescentes, comando, diretoria da Associação dos Bombeiro Voluntário de Caçador e autoridades convidadas. No encerramento, os adolescentes receberam o tradicional banho de mangueira.