Bombeiros voluntários de cinco corporações (Ascurra-Apiúna-Rodeio, Ibirama, Indaial, Pomerode e Caçador), totalizando 120 pessoas, atuaram em conjunto com os bombeiros militares e Defesa Civil, de 17 a 24 deste mês, na busca dos corpos de cinco vítimas, auxílio a famílias afetadas e minimização dos danos após a tragédia climática ocorrida na terça-feira, dia 17, em Rodeio, município do Médio Vale do Itajaí.
Força-tarefa envolveu 120 bombeiros voluntários de Ascurra-Apiúna-Rodeio, Ibirama, Indaial, Pomerode e Caçador durante oito dias
Os temporais atingiram o município entre a noite de terça (17) e madrugada de quarta (18). Além de Rodeio, outros municípios do Vale do Itajaí e outras regiões do Estado, como Norte, Oeste e Serra, também registraram estragos. Valcir Ferrari, prefeito de Rodeio – município com 11.600 moradores, segundo IBGE 2020 -, informou que cerca de 80% da área urbana foi atingida por algum tipo de dano causado pelas chuvas, que atingiram 240 milímetros nas primeiras 24 horas.
De acordo com o comandante dos Bombeiros Voluntários União, que atende os municípios de Ascurra, Apiúna e Rodeio, Jaime Junior Moser, a corporação recebeu cerca de 400 chamados da população pouco antes das 20h da noite do dia 17. Em decorrência do volume, foram acionadas equipes de resgate de diversas cidades da região e da Força Tarefa Arcanjo dos Bombeiro Voluntário de Indaial para atendimentos de ocorrências de alagamentos, busca e resgate de pessoas e deslizamentos. Os casos mais graves foram registrados no Morro do Pico e bairro Diamantina, com registro de deslizamento de terra e enxurrada.
Relatório da operação no Alto Vale do Itajaí 👉 https://bit.ly/3JpNh7h
De acordo com o comandante, duas vítimas fatais (um homem de 30 anos e uma criança de 4) foram localizadas na manhã do dia 18 no Morro do Pico; horas depois, foi encontrado o corpo de um homem de 41 anos, vítima do deslizamento no bairro Diamantina, no Ribeirão Rodeio, próximo ao Rio Itajaí-açu. Na sexta, 20, os bombeiros resgataram a segunda vítima do deslizamento no bairro Diamantina, um homem de 50 anos, próximo ao local da ocorrência. Já na manhã de sexta, 24, a última vítima desaparecida, uma menina de 1 ano e meio, pertencente à família atingida no Morro do Pico, foi encontrada no leito do Ribeirão Rodeio.
A operação ן Em números
7.419 pessoas afetadas em Ascurra e 9.328 em Rodeio, segundo a Defesa Civil
120 bombeiros voluntários envolvidos
30 bombeiros militares
10 bombeiros comunitários
184 ocorrências atendidas
5 óbitos
202 pessoas resgatas (72 em Ascurra e 130 em Rodeio)
192 pessoas orientadas (55 Ascurra e 137 em Rodeio)
17 veículos de emergência empregados
4 binômios (homem/cão de busca)
2 mini retroescavadeiras empregadas
2 motobombas empregadas
Quem auxiliou
- Corpo de Bombeiros Voluntários União (Ascurra-Apiúna-Rodeio)
- Defesa Civil e Prefeitura de Rodeio
- Defesa Civil de SC
- Polícia Militar
- Bombeiros Voluntários de Indaial – Força Tarefa Arcanjo
- Bombeiros Voluntários de Ibirama
- Bombeiros Voluntários de Pomerode
- Bombeiros Voluntários de Caçador
- 2ª Companhia do 3º Batalhão de Bombeiros Militar – Timbó
- Força-Tarefa do 3º Batalhão de Bombeiros Militar – Blumenau
- Força-Tarefa do 13º Batalhão de Bombeiros Militar – Balneário Camboriú
- Aeronave Arcanjo-03 do Batalhão de Operações Aéreas do CBMSC – Blumenau
- SAMU
- Polícia Civil e Científica
- Grupo Especialista em Resgate de Alto Risco – Jaraguá do Sul