A Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) e o governo do Estado celebraram, nesta quinta (9 de março), termo de autorização para o repasse de recursos, no valor de R$ 8 milhões, para 32 corporações e a própria ABVESC este ano. O documento foi assinado pelo governador Jorginho Mello; Ivan Frederico Hudler, presidente da ABVESC; Cleverson Siewert, secretário de Fazenda; e o Coronel BM Fabiano de Souza, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de SC. O ato foi celebrado na Unidade Central dos Bombeiros Voluntários de Joinville.
O termo de autorização foi celebrado pelo governador Jorginho Mello e a ABVESC
“Os bombeiros fazem esse serviço que todos adoramos. São eles que vêm ao nosso encontro salvar nossa vida e nosso patrimônio. Estamos fazendo esse repasse na certeza de que vão atender muito bem todos esses municípios”, disse o governador Jorginho Mello.
O presidente da ABVESC, Ivan Frederico Hudler, destacou a importância da manutenção do repasse anual de recursos para os bombeiros voluntários, destacando que as 32 corporações atendem 52 cidades, totalizando 1,6 milhão de catarinenses. “O modelo é voluntário, mas precisamos dos recursos para os investimentos e complementar o custeio da operação”, lembrou. “Queremos ser cooperadores do Estado e dos bombeiros militares para o bem da nossa comunidade,” finalizou.
O comandante estadual dos bombeiros voluntários em SC, Evandro Vinotti, por sua vez, observou que a garantia de recursos do governo do Estado para as corporações voluntárias, que respondem pelo atendimento de aproximadamente 25% da população do Estado, beneficia diretamente as comunidades onde as corporações estão inseridas. “O cidadão atendido em caso de emergência e os que têm seu bem preservado em caso de sinistro conseguem dimensionar a importância desse termo que vai garantir mais recursos aos bombeiros voluntários”, disse.
A assinatura do termo de autorização para o repasse de recursos foi prestigiada também pela vice-governadora Marilisa Boehm; Valdir Colatto, secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural; Matheus Cadorin, Fernando Krelling, Sargento Lima, deputados estaduais; Adriano Silva, prefeito de Joinville; além de presidentes e comandantes das corporações de bombeiros voluntários de Joinville, Lontras, Indaial, Jaguaruna, Navegantes, Ilhota, Penha, Pomerode, Treze Tílias, Massaranduba, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Corupá e Itaiópolis.