Os bombeiros voluntários de Santa Catarina ganharam um apoio inédito no Estado. Nesta terça (14 de março) foi instalada a Frente Parlamentar dos Bombeiros Voluntários na Assembleia Legislativa. A solenidade de instalação ocorreu no Plenarinho da Alesc com a presença de dezenas de bombeiros voluntários; prefeitos, vereadores e deputados.
Deputados estaduais se comprometem a atuar em favor do modelo tanto junto ao Executivo estadual quanto na esfera federal
A criação da frente parlamentar foi proposta pelo deputado Dr. Vicente Caropreso e será coordenada também pelo deputado Matheus Cadorin. “Precisamos unir forças para defender e fortalecer as corporações de bombeiros voluntários de Santa Catarina, para que elas tenham condições de trabalho e de estrutura,” disse Caropreso. “Esta foi a Frente Parlamentar que obteve apoio em tempo recorde na Assembleia e vai gerar resultados também em curto espaço de tempo,” completou Cadorin.
A Frente Parlamentar terá, inicialmente, duas proposições: mobilização em consonância com as ações no Congresso Nacional quanto os projetos que podem impactar nos bombeiros voluntários, como o projeto de lei (PL) 4.363/01 – que agora tramita no Senado, sob nº 3045/22 – e, a segunda proposição, é desenvolvimento de mecanismo legal que garanta recursos para os bombeiros voluntários a partir das inserção de rubrica específica na lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Governo do Estado.
O senador Esperidião Amim, que participou de forma virtual da sessão, observou que, com o apoio do senador Carlos Viana (MG) propuseram audiência pública nas comissões do Senado, oportunidade em que bombeiros voluntários e deputados de SC poderão se manifestar a respeito dos artigos do PL 3045/22 que afetam o modelo. “Já tomei as providências legislativas para que essa matéria tenha a sua tramitação com o maior cuidado no Senado. Propomos a realização de audiência pública e, desde já, convido os membros da frente parlamentar para participarem.”
O presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), Ivan Frederico Hudler, reafirmou a importância da Frente Parlamentar na defesa do modelo. Ele defende, ainda, sinergia deste grupo com o legislativo no âmbito federal a partir da instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bombeiros Voluntários que será recriada ainda este semestre no Congresso Nacional – a Frente anterior foi extinta em dezembro de 2022 por conta do término da legislatura. “Os bombeiros voluntários são aprovados pela sociedade e, este apoio institucionalizado na Assembleia Legislativa, é um eco do clamor do cidadão.”
O presidente da Confederação Nacional dos Bombeiros Voluntários (Conabov) e presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado do Rio Grande do Sul (Voluntersul), Anderson Jociel da Rosa, classificou como “dia histórico para os bombeiros de Santa Catarina e do Basil”, uma vez que o Estado é referência para o modelo. “Esse apoio da Assembleia Legislativa vai influenciar outros Estados para que também busquem essa organização e, através dos seus parlamentares, dar a voz para as comunidades”, acredita.
Além de Dr. Vicente e Matheus Cadorin, também farão parte do colegiado os deputados Napoleão Bernardes, Padre Pedro Baldissera, Fernando Krelling, Antídio Lunelli, Paulinha, Neodi Saretta, Volnei Weber, Oscar Gutz, Altair Silva, Ivan Naatz, Júlio Garcia, Maurício Eskudlark, Ana Campagnolo, Rodrigo Minotto, Jair Miotto, Marcos Vieira e Fabiano da Luz.
Para saber mais 👇
Agência Alesc: https://bit.ly/3mSQt1W
TV Alesc: https://www.youtube.com/watch?v=nvT8GBwAv3w
Canal Youtube Alesc: https://www.youtube.com/watch?v=RWZkz4Zq7Sk
Galeria de fotos: https://bit.ly/40dKHGB