O Conselho dos Comandantes, da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), abriu o calendário de reuniões anuais, na manhã de sábado (27/01/2024), recepcionado pela corporação dos Bombeiros Voluntários de Jaguaruna, corporação do Litoral Sul do Estado e pertencente a Regional Indaial. O encontro extraordinário, realizado na Câmara de Vereadores, fez parte da agenda de 2023, que teria ocorrido em novembro, e remarcado em função dos eventos climáticos adversos.
O Conselho dos Comandantes propõe o debate de temas técnicos operacionais com o propósito de promover o avanço na qualificação, padronização de procedimentos e troca de experiências entre as corporações. Neste encontro, a pauta tratou de temas como a alteração do regimento interno, a aplicação dos recursos do termo de fomento mantido com o governo do Estado (TR 1354/2023), definição do calendário de encontros de 2024 e apresentação da proposta da central de compras desenvolvida pela ABVESC, além da atualização das atividades do Conselho Técnico (Cotec) e demais temas apresentados pelas corporações.
No regimento interno do Conselho dos Comandantes – instituído em maio de 2017 – foi alterada a forma de alternância do coordenador e, consequentemente, dos cargos de Comandante e Subcomandante Geral dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina. A partir do próximo ano, deixará de ser ocupado pelo comandante da corporação sede de Regional e passará a ser definido por eleição. Além disso, os candidatos deverão atender critérios definidos por uma comissão e já descritos no Regimento.
O Comandante Geral dos Bombeiros Voluntários em SC e comandante dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Neilor Vincenzi, disse que a alteração no regimento representa um avanço uma vez que vai alinhar as diretrizes na evolução da função de coordenador do Conselho, o de comandante e subcomandante geral. “As novas regras são importantes para que o modelo se fortaleça e tenha hierarquia bem definida. Além da forma como vai se buscar o nome que vai representar todos os bombeiros voluntários em Santa Catarina ”, disse.
Leia sobre os encontros do Conselho dos Comandantes em 2023:
Comandantes, Cotec e Núcleos de Ensino participam de encontro
Bombeiros voluntários de SC têm novo Comandante Estadual
Conselho dos Comandantes realiza primeiro encontro de 2023
Termo de fomento e Central de compras – A ABVESSC atualizou os comandantes sobre o andamento do termo de fomento (TR 1354/2023) mantido com o governo do Estado e que deverá ser finalizado até o mês de maio. Por meio dele, as 32 filiadas e a própria Associação estadual receberam R$ 8 milhões para custeio e investimentos. O valor foi disponibilizado em dezembro do ano passado e possibilita a aquisição de veículos, itens de informática, radiocomunicação, equipamentos de combate a incêndio, de resgate e proteção individual, entre outros para as unidades.
Recepção – Os 31 comandantes que participaram da 20ª reunião do Conselho dos Comandantes foram recepcionados pelo Membro da diretoria dos Bombeiros Voluntários de Corupá e 2º Secretário da ABVESC, e que representou a diretoria da Associação, Luiz Alberto Hack; pelo presidente dos Bombeiros Voluntários de Jaguaruna e pelo comandante da corporação, Alício Bitencourt e Ugo Medeiros, respectivamente, além do presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Martins.
Além das boas-vindas, Alício Bitencourt fez um breve resgate dos 16 anos de serviços à comunidade prestados pelos Bombeiros Voluntários de Jaguaruna. Já o comandante Ugo Medeiros agradeceu à Regional Indaial por indicar sua corporação para receber o encontro. O presidente da Câmara de Vereadores, por sua vez, destacou o apoio do Executivo e Legislativo do município voluntários. “É um modelo de resultados, de qualidade para a população”, disse.
Calendário → Encontros do Conselho dos Comandantes em 2024
13 de abril | Regional Joinville, na corporação de Joinville |
22 de junho | Regional Concórdia, na corporação de Arabutã |
21 de setembro | Regional Ibirama, na corporação de Presidente Getúlio |
30 de novembro | Regional Caçador, na corporação de Treze Tílias |