Os membros do Conselho dos Comandantes e do Comitê Técnico (COTEC) das unidades filiadas à Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) participaram de reuniões de trabalho nos dias 20 e 21 deste mês recepcionados pela corporação dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, com o apoio da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC). Os encontros fazem parte da agenda permanente das filiadas da entidade estadual – este foi o quarto presencial do ano. Antes do encontro, os comandantes participaram da assembleia de eleição e posse da diretoria da ABVESC para o biênio 2024-26.
O coordenador do Conselho e comandante geral dos bombeiros voluntários de SC, Neilor Vincenzi, disse que o encontro foi bastante produtivo, com avanços na discussão de temas que exigem o realinhamento de ações no âmbito das corporações no que tange ao operacional. Ele citou, por exemplo, itens específicos da pauta, como as melhorias observadas com a implantação do sistema de gerenciamento das ocorrências (Fibra), disponibilizado pela ABVESC a todas as filiadas, e treinamentos para melhorar a capacitação dos bombeiros voluntários. O último encontro do ano será realizado dia 30 de novembro na corporação de Treze Tílias.
Leia também:
Conselho dos Comandantes abre calendário de encontros de 2024
Conselho dos Comandantes e Cotec promovem encontros
Arabutã sedia encontros do Conselho dos Comandantes e Comitê Técnico
Normas – O Comitê Técnico (COTEC) se reuniu na sexta-feira (20/09), na unidade dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, com as boas-vindas do comandante Manfredo Baehr. Ele fez um breve resgate da memória da corporação, da importância do apoio da comunidade e poder público, além do trabalho e os desafios. Segundo ele, em 2025 será executado o projeto de ampliação do prédio que abriga a base operacional.
De acordo com coordenador do Comitê e comandante dos Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul, João dos Santos Junior, neste encontro o grupo centrou os debates em três temas: colocar a Instrução Normativa (IN) 09, que trata da padronização da apresentação pessoal do bombeiro quando uniformizado, em consulta pública; a publicação da Instrução Normativa (IN) 04, que aborda a transferência de bombeiros entre as filiadas; e a produção da Guia de Procedimento Operacional (GPO) sobre ocorrências com animais peçonhentos.