Os Bombeiros Voluntários de Concórdia comemoraram 45 anos de fundação com formaturas e homenagens a bombeiros com mais tempo serviços prestados à comunidade. Os eventos ocorreram sábado, 9 de novembro – embora a data de fundação seja celebrada em 6 de novembro – em dois momentos: na unidade operacional da corporação, à tarde, foi realizada a formatura de 20 bombeiros da 23ª turma do curso de formação e 25 da Guarda de Honra; à noite, no IACC Garden, ocorreu a homenagens a 24 bombeiros que completaram 5 e 20 anos de serviços.
Além de formatura de novos bombeiro e homenagens por mais anos de dedicação, a corporação apresentou o projeto de construção do seu centro de treinamento
A Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) foi representada pelo diretor presidente Ivan Frederico Hudler. Em sua fala, ele enalteceu o atendimento a quatro mil ocorrências realizado nos primeiros dez meses deste ano e o apoio que a corporação recebe da comunidade, dos setores público e privado e, especialmente, dos bombeiros que se dedicam a salvar vidas e patrimônio. “Bombeiros voluntários são dedicados, exercem sua função com profissionalismo”, recordou. “Nosso modelo é cooperativo com o serviço oferecido pelo Estado.”
O presidente dos Bombeiros Voluntários de Concórdia, Nadir Mattiello, lembrou que a celebração dos 45 anos é uma homenagem ao trabalho incansável de cada bombeiro voluntário que, ao longo dos anos, ajudou a construir uma história de confiança e respeito. “Uma história que é, na verdade, um reflexo da força e da união da nossa comunidade”, disse. Mattiello observou que é necessário estarem prontos para os novos desafios e apresentou o projeto de construção do centro de treinamento, um espaço com 3,2 mil metros de área a ser edificada.
A cerimônia de formatura e homenagens aos bombeiros voluntários foi prestigiada pelos deputados estaduais Matheus Cadorin e Edilson Massocco; Gilberto Tassi, presidentes dos Bombeiros Voluntários de Ibirama; Erizon Cordova dos Santos, presidente dos Bombeiros Voluntários de Ipumirim; Cleunir Herpich, presidente dos Bombeiros Voluntários de Arabutã; Jairo Spricigo Rossetto, presidente dos Bombeiros Voluntários de Lindoia do Sul; Anilbado Rogelin, comandante do BV Arabutã; Marcos Roberto Calescura, comandante do BV de Lindoia do Sul; Osmar Boelter, comandante do BV de Ipurimim; além do subcomandante dos Bombeiros Voluntários de Ibirama, Maicon Boldozan e de representante da corporaçõão de Ascurra. A Banda dos Bombeiros Voluntários de Joinville se apresentou sob a regência de Geraldo Garcia da Rosa.