Os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, estão recebendo apoio técnico e suporte de gestão da Associação dos Bombeiros Voluntários estadual (ABVESC) na execução do seu plano de reestruturação. A corporação alterou a diretoria e comando operacional no segundo semestre do ano passado quando Gilberto Gonçalves, empresário do setor têxtil, assumiu a presidência da entidade e o bombeiro Alex de Lima, voluntário desde 2005, foi nomeado comandante. A conclusão do processo de transição dos dois postos coincidiu com o evento climático de 17 de dezembro quando uma enxurrada afetou o bairro Ribeirão Revólver e Centro da cidade provocando a morte de 18 pessoas.
No dia 23 de dezembro ocorreu mais um encontro entre os novos gestores da corporação, na própria unidade da filiada, com o presidente da ABVESC, Ivan Hudler; a primeira secretária e representante da Associação de Ascurra, Simone Cátia Stolf; o conselheiro fiscal e o representante de Indaial, Adelir da Veiga. Na oportunidade, os gestores locais receberam orientações sobre a execução do plano de aplicação dos recursos oriundos do Termo de Fomento com o governo do Estado e assessoria administrativa.
O presidente da ABVESC, Ivan Hudler, destacou a importância do encontro para solidificar as ações do plano de reestruturação da filiada. Segundo ele, a participação dos demais diretores e representantes de outras corporações teve como propósito a troca de experiências, padronização do modo de atuação e fortalecer o vínculo entre a entidade suas filiadas. “Uma reestruturação administrativa requer persistência, competência e muito ânimo para o trabalho. Percebemos que os novos integrantes compõem esses requisitos e buscam o rumo certo. Esperamos que a corporação de Presidente Getúlio alcance bons e merecidos resultados.”
Corporação de Presidente Getúlio reformula diretoria e comando
O novo presidente da Associação de Serviços Sociais Voluntários de Presidente Getúlio, Gilberto Gonçalves, defendeu, além da reestruturação calcada no tripé transparência, apoio ao comando – o resgate da confiança por parte da comunidade – e a ampliação da base de apoio financeiro. Dentre os parceiros deste projeto estão a Associação Empresarial de Presidente Getúlio (ACIPG) e a Junior Chamber International (JCI) – organização sem fins lucrativos integrada por jovens comprometidos e envolvidos em criar impacto nas suas comunidades.
Além dos diretores da ABVESC e presidente da associação dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, também participaram do encontro Cristiano Blanck, presidente do Conselho Deliberativo; Marco Poffo, assessor jurídico e presidente nacional da JCI; Jorge Mariam, integrante do Conselho Fiscal e bombeiro voluntário; Marelise Prange Gonçalves; secretária da associação e bombeira voluntária; e o comandante Alex de Lima.