Os membros do Conselho dos Comandantes e do Comitê Técnico (COTEC) das unidades filiadas à Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) participaram de reuniões de trabalho nos dias 21 e 22 deste mês recepcionados pela corporação dos Bombeiros Voluntários de Arabutã, na região Oeste do Estado e organizado pela Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC). Os encontros fazem parte da agenda permanente das filiadas da entidade estadual – este foi o terceiro do ano – e também integraram os eventos em comemoração aos 35 anos da corporação de Arabutã, celebrados dia 12 de janeiro.
Nas boas-vindas, o presidente dos Bombeiros Voluntários de Arabutã, Cleunir Herpich, falou da satisfação em sediar o evento e da luta em favor da manutenção do modelo. “A nossa corporação está ampliando a capacidade técnica”, exemplificou, e agradeceu o apoio do poder público municipal. Já o comandante da unidade, Anibaldo Rogelin, destacou a força do voluntariado local, que hoje soma 54 integrantes, e do Projeto Bombeiro Mirim, que soma 45 adolescentes integrados ao dia a dia da corporação. “Nosso principal propósito é crescer e estarmos preparados para bem atender a comunidade”, disse.
A prefeita Leani Kapp Schmitt; o vice-prefeito Olguin Ricardo Metz; bem como o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Leandro Lückemeier estiveram presentes na abertura do encontro do Conselho dos Comandantes. Metz, que também é bombeiro voluntário, enalteceu a realização do encontro da corporação e a sua estrutura operacional. No encerramento do evento, em comemoração aos 35 anos dos Bombeiros Voluntários de Arabutã – única corporação do país a ser criada em um distrito, então pertencente a Concórdia – duas árvores foram plantadas nos jardins do Centro Educacional.
O Conselho dos Comandantes propõe o debate de temas técnicos operacionais com o propósito de promover o avanço na qualificação, padronização de procedimentos e troca de experiências entre as corporações. Nessa edição, os destaques foram as apresentação dos resultados dos 6º Desafio Nacional de Trauma e 5° Desafio Catarinense de Trauma, realizados concomitantemente em abril pelos Bombeiros Voluntários de Concórdia e a atuação da Força-Tarefa dos Bombeiros Voluntários de SC no Rio Grande do Sul, que durante 13 dias, em maio, auxiliou a população de seis municípios afetados pela tragédia climática.
Leia também:
Conselho dos Comandantes abre calendário de encontros de 2024
Conselho dos Comandantes e Cotec promovem encontros
Bombeiros voluntários de SC atenderam mais de 9,9 mil pessoas no Rio Grande do Sul
O Comandante Geral dos Bombeiros Voluntários de SC e comandante dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Neilor Vincenzi, destacou a importância dos debates promovidos nas reuniões de trabalho, principalmente no que tange a atualização das tecnologias dos equipamentos e padronização de processos. “Todas as corporações, independentemente do seu tamanho, têm acesso às mesmas informações e tecnologias”, observou. “A troca de informações
Calendário → Próximos encontros do Conselho dos Comandantes em 2024
21 de setembro Regional Ibirama, na corporação de Presidente Getúlio
30 de novembro Regional Caçador, na corporação de Treze Tílias
Normas – O Comitê Técnico (COTEC) se reuniu na sexta-feira (21/06), no Centro Educacional do Município, com as boas-vindas do comandante dos Bombeiros Voluntários de Arabutã, Anibaldo Rogelin. Ele falou sobre o trabalho e os desafios da corporação e, no final do encontro, guiou o grupo em visita à base operacional.
Segundo o coordenador do Comitê e comandante dos Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul, João dos Santos Junior, o grupo centrou os debate em dois temas: análise da versão final da Instrução Normativa (IN) 08, sobre a composição de uniformes e detalhes construtivos, e as possíveis alterações na IN 11, que trata da padronização e apresentação pessoal do bombeiro quando uniformizado.