
Representantes das corporações no enconntro do Conselho dos Comandantes em Arabutã
Representantes das corporações no enconntro do Conselho dos Comandantes em Arabutã
Os membros do Conselho dos Comandantes e do Comitê Técnico (COTEC) das unidades filiadas à Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) participaram de reuniões de trabalho nos dias 21 e 22 deste mês recepcionados pela corporação dos Bombeiros Voluntários de Arabutã, na região Oeste do Estado e organizado pela Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC). Os encontros fazem parte da agenda permanente das filiadas da entidade estadual – este foi o terceiro do ano – e também integraram os eventos em comemoração aos 35 anos da corporação de Arabutã, celebrados dia 12 de janeiro.
Plantio de árvores em comemoração aos 35 anos da corporação
Nas boas-vindas, o presidente dos Bombeiros Voluntários de Arabutã, Cleunir Herpich, falou da satisfação em sediar o evento e da luta em favor da manutenção do modelo. “A nossa corporação está ampliando a capacidade técnica”, exemplificou, e agradeceu o apoio do poder público municipal. Já o comandante da unidade, Anibaldo Rogelin, destacou a força do voluntariado local, que hoje soma 54 integrantes, e do Projeto Bombeiro Mirim, que soma 45 adolescentes integrados ao dia a dia da corporação. “Nosso principal propósito é crescer e estarmos preparados para bem atender a comunidade”, disse.
A prefeita Leani Kapp Schmitt; o vice-prefeito Olguin Ricardo Metz; bem como o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Leandro Lückemeier estiveram presentes na abertura do encontro do Conselho dos Comandantes. Metz, que também é bombeiro voluntário, enalteceu a realização do encontro da corporação e a sua estrutura operacional. No encerramento do evento, em comemoração aos 35 anos dos Bombeiros Voluntários de Arabutã – única corporação do país a ser criada em um distrito, então pertencente a Concórdia – duas árvores foram plantadas nos jardins do Centro Educacional.
O Conselho dos Comandantes propõe o debate de temas técnicos operacionais com o propósito de promover o avanço na qualificação, padronização de procedimentos e troca de experiências entre as corporações. Nessa edição, os destaques foram as apresentação dos resultados dos 6º Desafio Nacional de Trauma e 5° Desafio Catarinense de Trauma, realizados concomitantemente em abril pelos Bombeiros Voluntários de Concórdia e a atuação da Força-Tarefa dos Bombeiros Voluntários de SC no Rio Grande do Sul, que durante 13 dias, em maio, auxiliou a população de seis municípios afetados pela tragédia climática.
Reunião do Conselho dos Comandantes realizada no Centro Educacional de Arabutã
Leia também:
Conselho dos Comandantes abre calendário de encontros de 2024
Conselho dos Comandantes e Cotec promovem encontros
Bombeiros voluntários de SC atenderam mais de 9,9 mil pessoas no Rio Grande do Sul
O Comandante Geral dos Bombeiros Voluntários de SC e comandante dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Neilor Vincenzi, destacou a importância dos debates promovidos nas reuniões de trabalho, principalmente no que tange a atualização das tecnologias dos equipamentos e padronização de processos. “Todas as corporações, independentemente do seu tamanho, têm acesso às mesmas informações e tecnologias”, observou. “A troca de informações
Calendário → Próximos encontros do Conselho dos Comandantes em 2024
21 de setembro Regional Ibirama, na corporação de Presidente Getúlio
30 de novembro Regional Caçador, na corporação de Treze Tílias
Membros do Cotec que participaram do encontro em Arabutã
Normas – O Comitê Técnico (COTEC) se reuniu na sexta-feira (21/06), no Centro Educacional do Município, com as boas-vindas do comandante dos Bombeiros Voluntários de Arabutã, Anibaldo Rogelin. Ele falou sobre o trabalho e os desafios da corporação e, no final do encontro, guiou o grupo em visita à base operacional.
Segundo o coordenador do Comitê e comandante dos Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul, João dos Santos Junior, o grupo centrou os debate em dois temas: análise da versão final da Instrução Normativa (IN) 08, sobre a composição de uniformes e detalhes construtivos, e as possíveis alterações na IN 11, que trata da padronização e apresentação pessoal do bombeiro quando uniformizado.
Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao acessar você concorda com nossa Política de Privacidade e Política de Cookies