O Corpo de Bombeiros Voluntários União (Ascurra-Apiúna-Rodeio) — CBVU realizou, durante o mês de maio “Maio Amarelo”, campanha nas redes sociais para chamar a atenção de motoristas para o comportamento de riscos no trânsito. O objetivo da ação foi a prevenção de acidentes e atende, também, a proposta do projeto “Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020 — Salve milhões de vidas”, da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para desenvolver a campanha do Maio Amarelo a corporação pesquisou ações realizadas em anos anteriores, históricos e motivos de acidentes e qual o viés teria mais apelo no momento atual. A intenção foi conceber peças que permitissem às pessoas “se ver e se colocar” nas mais diferentes situações. Segundo a social media e bombeira voluntária Gabriela Cristine, além das imagens, frases usuais facilitaram a identificação do público com cenas do cotidiano. “Utilizamos partes de depoimentos como ‘Foi só uma vez’, ‘Eu só fiz isso uma vez’, ‘É só uma vez, não vai acontecer nada’”.
As legendas foram coladas em peças que recriaram cinco cenários: excesso de velocidade, ultrapassagem em local proibido, direção sob o efeito de bebida alcoólica, falta da cadeirinha para transporte de crianças e uso do celular durante a direção. A campanha, que encerra nesta quarta (29.maio), foi veiculada às quartas-feiras. “Alguns feedbacks mostram que internautas de menor faixa etária usaram a campanha para conscientizar os pais. No nosso entendimento, a ação tomou as proporções esperadas, alcançando o êxito desejado”, avaliou o comandante do CBVU, Jaime Junior Moser.
De acordo com o comandante, a campanha da OMS propõe ações para salvar cinco milhões de pessoas em dez anos e, para tanto, estabeleceu pilares. A atividade dos bombeiros se “encaixa” no quesito resposta pós-acidente. Este é um dos motivos que levou o CBVU a manter uma agenda continuada de ações de conscientização e prevenção. “Porém, tínhamos pouco impacto uma vez que as ações eram realizadas em escolas e empresas, o que limitava o público alvo”, observou.
O outro fator que levou a corporação a buscar um canal mais abrangente para conscientização dos cidadãos são os números. Os bombeiros voluntários da União atenderam, no ano passado, 285 acidentes de trânsito; já em 2019, até o dia 16 de maio, foram 118 chamados para este tipo de ocorrência, o que sinaliza elevação nos casos. “O intuito é fazer a comunidade refletir e mudar seu comportamento no trânsito.”