“Quem faz realmente acontecer são vocês, os socorristas. Aproveitem a oportunidade de aprendizado que este evento oportuniza”, disse o presidente dos Bombeiros Voluntários de Concórdia, Nadir Mattiello, para uma plateia formada por 42 duplas – 30 de SC e 12 de outros Estados – de socorrista de cinco Estados, nesta quinta (18 de abril), na cerimônia de abertura do 6º Desafio Nacional de Trauma e 5° Desafio Catarinense de Trauma, na Casa da Cultura de Concórdia.
Abertura do 6º Desafio Nacional de Trauma e 5°Desafio Catarinense de Trauma ressaltou importância do treinamento e multiplicação do conhecimento
Mattiello ainda fez um ressumo dos números de atendimento prestado pelos bombeiros voluntários de SC em 2023, em especial o pré-hospitalar (64.222 chamados no período) e agradeceu o apoio do poder público para o modelo. “O objetivo desse encontro é a qualificação para melhor atender quem chama.”
Esta é a segunda vez consecutiva que uma corporação de bombeiros voluntários de Santa Catarina realiza os dois eventos concomitantemente – em 2022, os Bombeiros Voluntários de Joinville realizaram o 5º Desafio Nacional de Trauma e o 4º Encontro Catarinense de Trauma, de 21 a 23 de outubro. Por sua vez, os Bombeiros Voluntários de Concórdia, unidade do Oeste do Estado, realizam pela terceira vez o evento de trauma e, pela primeira vez, o desafio nacional, de 19 a 21 de abril.
Os desafios vão reunir socorristas de corporações de bombeiros, SAMU, de resgate de concessionárias de rodovias e demais órgãos que fazem atendimento pré-hospitalar na esfera pública do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Os eventos fazem parte do calendário de comemoração dos 45 anos da Corporação de Concórdia celebrados no dia 6 de novembro deste ano.
O 6º Desafio Nacional de Trauma e o 5° Desafio Catarinense de Trauma são promovidos pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES) – representante da World Rescue Organization (WRO) desde 2014 quando o país se estabeleceu como membro – com o apoio da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC). As competições são seletivas para os encontros nacional de 2024 e mundial deste ano que será realizado em setembro, em Portugal. Esta edição tem o patrocínio da SOS Sul – A Casa do Bombeiro, Toth Lifecare, Hasic Distribuidora e TCA Transformações Veiculares.
O prefeito de Concórdia, Rogério Pacheco, também deu as boas-vindas aos participantes, avaliadores e convidados. Ele lembrou do propósito maior dos encontros, que é a capacitação. “Sabemos do empenho, do trabalho e da dedicação dos bombeiros e socorristas. Conhecer o impacto na vida dos cidadãos é motivo de orgulho”, destacou.
Leia mais: Bombeiros de Ascurra vencem o 5º Desafio Nacional de Trauma
O comandante geral dos bombeiros voluntários de Santa Catarina, coordenador do Conselho dos Comandantes e comandante dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Neilor Vincenzi, que representou a ABVESC, falou do entusiasmo da entidade estadual em receber os socorristas dos diferentes Estados para o evento. “Vocês representam o mais alto padrão de habilidades em atividades de salvamento”, disse. Ele chamou atenção para a oportunidade ímpar de aprender por meio da troca de experiências e análise dos avaliadores. “Quando estiverem na arena, vocês vão representar o compromisso com a excelência do conhecimento.”
“Melhor que qualquer troféu, é a sensação de ter ofertado o melhor serviço para quem nos confiou a vida”, disse o vice-presidente da ABRES e comandante dos Bombeiros Voluntários da União (Apiúna-Ascurra-Rodeio), Jaime Junior Moser. Ele ainda destacou a importância dos desafios de trauma como plataforma de multiplicação de conhecimento e a preocupação da ABRES em representar, na sua estrutura, os socorristas dos diferentes segmentos de atuação – bombeiros, SAMU e das concessionárias de rodovias.
A cerimônia de abertura contou com a presença do comandante dos Bombeiros Voluntários de Concórdia, Juliano Camillo; do comandante dos Bombeiros Voluntários de Ipumirim, Osmar Boelter; do comandante dos Bombeiros Voluntários de Arabutã, Anibaldo Rogelin; Carlos Rampelotti, dos Bombeiros Voluntários de Ilhota; do subcomandante dos Bombeiros Voluntários de Joinville, Luciano Favarin; a coronel BM Karina Homobomo, do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá e coordenadora dos avaliadores da ABRES; e o presidente da Asociación Latino-americana de Rescate Vehicular (ALAREV), Igor Schwingel.
Também participaram o presidente da Câmara de Vereadores de Concórdia, Fábio Ferri; capitão Claudemir Roning, representante do comando do 20º Batalhão da PM de Concórdia; Solange Sprandel da Silva, vice-reitora da UnC Concórdia; Alessandra Portolan, diretora do IFC-campus Concórdia; Edina Person, delegada da Polícia Civil; cabo BM Jair Ortigara, representando o 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Chapecó; capitão BM Thiago José Domingos, da 4ª Cia. do CBMSC de Concórdia; além de representantes da Associação Comercial e Industrial e Câmara de Dirigentes Lojistas de Concórdia.
O Hino Nacional foi executado pela Banda Municipal de Arabutã., sob a regência de Maicon Kikof. Durante a cerimônia de abertura, houve apresentações culturais dos grupos Dançarte, de Ipumirim, e da Escola de Educação Básica de Arabutã
Como será – Na manhã desta sexta (19 de abril), foi realizado o congresso técnico com a participação dos avaliadores e assessores da ABRES e a apresentação do simpósio “Atualização do protocolo de trauma e RMC”, no Centro de Eventos de Concórdia, local da realização do Desafio. As provas de ambos os eventos ocorrem neste dia 19, a partir das 13h, e seguem nos dias 20 e 21. O encerramento e premiação estão programados para domingo às 12h.
No circuito de 58 provas (considerando que algumas equipes competem no estadual e nacional), cada dupla composta por bombeiros, técnicos em enfermagem, enfermeiros ou médicos terá 10 minutos para completar provas nas modalidades standard e complex em simulados com vítimas politraumatizadas – esmagamentos, amputações, fraturas, queimaduras e possíveis outros cenários -, decorrentes de acidentes em diferentes ambientes (montanha, aquático, trabalho, trânsito, doméstico entre outros).
Uma comissão integrada pelo capitão Andrés Sarmiento e o bombeiro Cristian Aguilar, da 4ª Cia. de Bombeiros de Puerto Montt, do Chile, participa do evento como observadores. A proposta é conhecer a plataforma e aplicar no Encontro Latino-americano de Resgate Veicular e Trauma, que será realizado de 17 a 19 de maio deste ano promovido pela Asociación Latino-americana de Rescate Vehicular (ALAREV). Nesta edição, quatro equipes vão representar o Brasil: as corporações de bombeiros voluntários de Concórdia, Caçador e União, além da Escola Superior de Bombeiros, do Corpo de Bombeiros Miliar de São Paulo.
Serviço
O quê: 6º Desafio Nacional de Trauma e 5° Desafio Catarinense de Trauma
Quando: dia 19, das 13h às 18h30; dia 20, das 7h30 às 18h; dia 21, das 9h às 12h
Local: Centro de Eventos de Concórdia (Rua Victor Sopelsa – Parque de Exposição, Concórdia)
Fotos: Felipe Pellegrinello Caipers/BV Caçador