Os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, no Alto Vale do Itajaí, capacitaram em primeiros socorros, de julho a outubro, 471 profissionais da rede de educação dos municípios atendidos pela corporação: Presidente Getúlio, Dona Emma e Witmarsum. Os professores e colaboradores das escolas receberam orientações de como agir em situações como engasgamento, parada cardiorrespiratória, convulsão, desmaios e traumas específicos. A atividade atende a Lei Federal nº 13.722, de 4 de outubro de 2018 (Lei Lucas), que obriga as escolas públicas e privadas, além de espaços de recreação infantil, a se prepararem para prestar os primeiros socorros.
Mais de 400 professores e funcionários de escolas foram treinados em primeiros socorros, no período de julho a outubro
As capacitações foram ministradas pelo coordenador do Núcleo de Ensino e Instrução dos Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio, Alex de Lima, e pelo auxiliar Nilton Cezar de Oliveira Júnior. “O foco das capacitações foi o que determina a Lei Lucas. Contudo, aproveitamos para esclarecer as dúvidas dos professores e funcionários das escolas e, agora, estão aptos para reconhecer as situações de emergência bem como prestar atendimento mínimo até a chegada do suporte dos bombeiros ou SAMU,” disse Alex. As instruções de acordo com a lei estavam suspensas desde 2020 por causa da pandemia do coronavírus que causa a Covid-19.
Sobe a lei – A Lei Lucas torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. A lei 13.722/18 leva o nome de Lucas em homenagem ao menino Lucas Bigalli, que morreu aos 10 anos devido a um sufocamento mecânico (engasgo) causado por alimento. O acidente ocorreu em setembro de 2017, durante um passeio escolar em Campinas (SP)