Uma comitiva integrada por dois oficiais da Direção Nacional de Bombeiros do Uruguai e três bombeiros voluntários, dos destacamentos de Paysandú e San Jacinto, fez visita técnica-institucional de quatro dias a Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) e corporações das regionais Joinville, Jaraguá do Sul e Indaial, de 12 a 15 deste mês.
Integrantes da agência oficial e de destacamentos voluntários buscam referências para aprimorar o modelo naquele país
O propósito da visita foi conhecer a estrutura técnica, administrativa e operacional do modelo catarinense que é pioneiro no Brasil uma vez que o governo federal uruguaio, por meio do bombeiro estatal, está há dois anos dando amparo e incentivo à criação de corporações voluntárias naquele país. Neste período, já alcançaram um contingente de 193 voluntários distribuídos em nove destacamentos – o mais antigo, o de San Jacinto, conta com 49 bombeiros voluntários. Já a Direção Nacional de Bombeiros do Uruguai conta com 1.600 profissionais distribuídos nos setores administrativo e operacional.
Além da ABVESC, o grupo conheceu as corporações de Joinville e duas de suas subunidades – a de número 10, localizada na região mais populosa da cidade, e a Central Regional Unificada de Emergência, que integra o atendimento telefônico de emergência da Polícia Militar, Bombeiro Voluntário e Samu -, a corporação das cidades de Guaramirim, Jaraguá do Sul (incluindo o seu centro de treinamento), a corporação de Corupá, Pomerode, Indaial, Ascurra e finalizaram em Ilhota. Eles foram recepcionados pelo presidente da associação estadual, Ivan Frederico Hudler; pelo Comandante Geral dos Bombeiros Voluntários em Santa Catarina, Neilor Vincenzi; e pelos comandantes das respectivas corporações visitadas.
O presidente Ivan Frederico Hudler falou da satisfação de observar que outros países estão valorizando o modelo de bombeiros voluntários, percebendo que a iniciativa privada pode ser um excelente complemento à atividade estatal. “A exemplo de países na Europa, da América Latina e até mesmo os Estados Unidos, vemos o reconhecimento também do governo do Uruguai apoiando e incentivando o crescimento e aperfeiçoamento dos bombeiros voluntários naquele país”, observou. “A visita dos uruguaios, com proposta de intercâmbio, mostra a seriedade com que Santa Catarina abraça este modelo, e que é um exemplo administrativo e operacional.”
Pablo Batista, subcomissário da Direção Nacional de Bombeiros do Uruguai e chefe do Departamento Nacional de Bombeiros Voluntários, disse que em decorrência da visita técnica, vão propor ao conselho de gestão do serviço naquele país algumas melhorias, entre elas a possibilidade de os bombeiros atuarem no atendimento pré-hospitalar, o que no seu país é gerido por organismo semelhante ao SAMU, mas executado por empresas privadas de ambulâncias. Também pretendem fomentar treinamentos e visitas técnicas anuais entre corporações dos dois países. “Ficamos impressionados com a organização, estrutura e profissionalização dos bombeiros de Santa Catarina, com o valor agregado de ser voluntário”, disse. Ele destacou ainda o emprego de tecnologias, qualidade da frota e equipamentos, dos sistemas de comunicação e do modelo de atendimento às emergências.
O Comandante Geral dos Bombeiros Voluntários em Santa Catarina, Neilor Vincenzi, por sua vez, observou o orgulho em receber a visita técnica institucional dos bombeiros oficiais e voluntários do Uruguai para apresentar o modelo e a forma de trabalho. “O nosso modelo é o que mais se assemelha ao que eles estão planejando para implantar naquele país”, disse. “O governo federal uruguaio está incentivando a criação de corporações de voluntários, o que demonstra a viabilidade técnica e financeira, além de eficaz.” Segundo ele, nesta visita já foi possível alinhavar projeto de intercâmbio para cursos e treinamentos nas áreas de expertise tanto dos uruguaios quanto dos catarinenses. “Vamos estreitar essa relação e ampliar a diversidade de conhecimento.”
Além de Pablo Batista, integraram a comitiva Horacio Castro, oficial principal da Direção Nacional de Bombeiros do Uruguai; Ariel Redes, diretor nacional dos bombeiros voluntários e membro do destacamento de San Jacinto; Fernando Piriz e Fernando de los Santos, ambos do destacamento de bombeiros voluntários de Paysandú.