
Presidente Ivan Frederico Hudler (no centro, de cinza) entregou relatório de atividades e o livro dos 30 anos da ABVESC para a comitiva e recebeu um brasão da Direção Nacional de Bombeiros do Uruguai
Presidente Ivan Frederico Hudler (no centro, de cinza) entregou relatório de atividades e o livro dos 30 anos da ABVESC para a comitiva e recebeu um brasão da Direção Nacional de Bombeiros do Uruguai
Uma comitiva integrada por quatro oficiais da Direção Nacional de Bombeiros do Uruguai e oito bombeiros voluntários dos destacamentos de Paysandú, San Jacinto, Salto, Young e Quebracho fez visita técnica-institucional de cinco dias a Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) e a corporações das regionais Caçador, Concórdia e Joinville, de 3 a 7 deste mês. No encerramento do intercâmbio, o grupo participou do desfile cívico-militar de 7 de Setembro com os Bombeiros Voluntários de Joinville.
Nesta segunda visita técnica-institucional, em busca de referências para aprimorar o modelo naquele país, participaram quatro integrantes da agência oficial e oito bombeiros voluntários de cinco destacamentos
Esta é a segunda vez que os bombeiros do país vizinho visitam unidades voluntárias no Estado. Em setembro do ano passado, um grupo conheceu a experiência do modelo nas regionais de Joinville, Jaraguá do Sul e Indaial. Agora, a comitiva inteirou-se da operação dos bombeiros de Concórdia e Irani, Caçador e Treze Tílias, Joinville e São Francisco do Sul. Eles foram recepcionados pelo presidente da associação estadual, Ivan Frederico Hudler; pelo Comandante Geral dos Bombeiros Voluntários em Santa Catarina, Neilor Vincenzi; e pelos comandantes das respectivas corporações visitadas.
Leia também:
Bombeiros do Uruguai fazem intercâmbio com a ABVESC
ABVESC participa do Dia Nacional do Bombeiro no Uruguai
Assim como no ano anterior, o propósito da visita foi ampliar o conhecimento sobre a estrutura técnica, administrativa e operacional do modelo catarinense, pioneiro no Brasil, por isso a inclusão de mais bombeiros voluntários no grupo. Isso porque o governo federal uruguaio, por meio do bombeiro estatal, está há três anos dando amparo e incentivo à criação de corporações voluntárias naquele país. Deste então, já somam nove destacamentos e 156 voluntários. A unidade mais antiga, a de San Jacinto, funciona de modo misto, ou seja, bombeiros do Estado e voluntários. Já a Direção Nacional de Bombeiros do Uruguai conta com 1.600 profissionais distribuídos nos setores administrativo e operacional.
Visita aos Bombeiros Voluntários de Caçador (acima) e Concórdia
O presidente da ABVESC, Ivan Frederico Hudler falou da satisfação em receber novamente o grupo e de ser referência para o projeto de expansão do modelo naquele país. “A iniciativa privada pode ser um excelente complemento à atividade estatal”, observou. Ele reforçou, ainda, que a troca de experiências entre as entidades catarinense e uruguaia, é uma demonstração da seriedade com que o Estado abraça o modelo voluntário, um exemplo administrativo e operacional.
Pablo Batista, subcomissário da Direção Nacional de Bombeiros do Uruguai e chefe do Departamento Nacional de Bombeiros Voluntários, disse que o primeiro resultado prático da visita realizada no ano passado aos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina foi a inauguração do primeiro destacamento de bombeiros mistos, em San Jacinto, em julho passado, com 45 bombeiros voluntários e quatro bombeiros estatais (chefes de equipe). Além disso, destacou o Bombeiro Junior, a exemplo do Bombeiro Mirim adotado pelas corporações de SC. “Faz parte do nosso trabalho implantar a cultura do voluntariado em nosso país”, observou.
Visita aos Bombeiros Voluntários de Joinville (acima) e São Francisco do Sul
Segundo ele, o avanço ainda mais significativo do modelo no Uruguai deve ocorrer a partir do primeiro trimestre de 2025 com a aprovação, no parlamento, da Administração Nacional de Bombeiros Voluntários. “Conhecemos experiências aqui que podem ser aplicadas no Uruguai”, afirmou, em referência à unidade de Treze Tílias, por exemplo, que atua por meio de plantões de sobreaviso. “Creio que será um caminho positivo no meu país. Vamos ter o orgulho de ter começado o nosso processo com ajuda dos bombeiros voluntários de Santa Catarina.”
Visita aos Bombeiros Voluntários de Irani
Visita aos Bombeiros de Treze Tílias
Já o Comandante Geral dos Bombeiros Voluntários em Santa Catarina, e comandante dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Neilor Vincenzi, agradeceu o reconhecimento, por parte dos bombeiros do Uruguai, ao profissionalismo dos voluntários de SC. “O nosso modelo é o que mais se assemelha ao que eles estão desenvolvendo para o seu país”, observou. Ele reforçou ainda, a disposição de alinhavar projetos de intercâmbio para cursos e treinamentos nas áreas de expertise tanto dos uruguaios quanto dos catarinenses.
Além de Pablo Batista, integraram a comitiva Além de Pablo Batista, integraram a comitiva os bombeiros Pablo Valentin da Luz Fleitas, Javier Leonardo Dure Velazquez e Rodrigo Daniel Pereira Barcos, do Departamento Nacional de Bombeiros Voluntários; Ariel Marcelo Redes Nova, diretor nacional dos bombeiros voluntários e membro do destacamento de San Jacinto; Cesar Daniel Alvarez Curbelo e Eduardo Ramiro Repetto Moreira, também de San Jacinto; Florencio Andrés Lescano Texeira, de Salto; Walter Ariel Fleitas Badaraco, de Young; Fernando Daniel Piriz Curuchet, de Paysandú; César Ismael Diaz Almeida e Judith Mabel Martinez Lomazzi, de Quebracho.
Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao acessar você concorda com nossa Política de Privacidade e Política de Cookies