Os Bombeiros Voluntários de Balneário Rincão, corporação localizada no Litoral Sul do Estado, inauguraram a sua sede administrativa e operacional e promoveram a formatura da primeira turma do Curso de Formação de Bombeiro Voluntário Operacional, neste sábado (17 de dezembro de 2022). Os 17 bombeiros voluntários habilitados para atuar em ações de prevenção e combate a incêndios, resgates de vítimas, ações de defesa civil e durante calamidades, sempre adotando medidas que visam a preservação da vida, do meio ambiente e do patrimônio público e privado. Estarão subordinados ao comandante Francisco Vieira de Oliveira, que também recebeu a divisa de graduação no evento.
Corporação já conta com 17 bombeiros e unidade de combate a incêndio cedida pela ABVESC
Na mesma cerimônia, a Associação dos Bombeiros Voluntários em Santa Catarina (ABVESC) formalizou a entrega em regime de comodato de um veículo de combate a incêndio para o período inicial de 24 meses, bem como parte dos equipamentos para uso na atividade doados pelas demais corporações filiadas à entidade. A Câmara de Vereadores do município, por sua vez, também contribuiu para a estruturação da corporação e doou um veículo de transporte de pessoas, assim como a Cooperaliança e a Sicredi com auxílio financeiro para os uniformes operacionais dos formandos.
A instalação da nova corporação de bombeiros voluntários, iniciada em meados do ano passado, tem o acompanhamento da ABVESC e a previsão de filiação à entidade estadual, considerando ainda a necessidade de cumprimento de algumas etapas, deve ocorrer no primeiro semestre de 2023. O presidente da associação, Ivan Frederico Hudler, destacou o envolvimento e apoio do Poder Público na criação da nova corporação e destacou a viabilidade técnica e financeira do modelo. “Na Europa, Estados Unidos e países da América latina esse modelo é um exemplo de boas práticas, de profissionalismo, de custo baixo e de eficiência,” disse. “Somos voluntários, mas não amadores. Nosso compromisso é colaborar com o Estado, ser um reforço na proteção à sociedade.”
Hudler fez agradecimento especial ao comando e diretoria da Associação dos Bombeiros Voluntários de Jaguaruna, corporação madrinha dos Bombeiros Voluntários de Balneário Rincão, e a Associação dos Bombeiros Voluntários de Indaial e Regional Indaial (a qual ela estará vinculada administrativamente), e o comandante estadual dos bombeiros voluntários e comandantes dos Bombeiros Voluntários de Indaial, Evandro Vinotti, que coordenou e disponibilizou instrutores para o curso de formação da primeira turma. “Aos protagonistas, os nossos bombeiros, diretoria destas unidades e seus familiares, o nosso profundo agradecimento!”
O presidente dos Bombeiros Voluntários de Balneário Rincão, Rogério José Cardoso, por sua vez, disse que a data representa uma conquista para a cidade, em particular para a diretoria da entidade e os bombeiros voluntários. “Até chegarmos na celebração dessa conquista, precisamos de persistência e dedicação de todos os envolvidos nesse projeto,” lembrou. “Gratidão a todos que fizeram parte dessa jornada.”
A cerimônia foi prestigiada por Luiz Laurindo, vice-prefeito de Balneário Rincão; Ademar Darold, presidente da Câmara de Vereadores; Eduardo Henrique Ribeiro, primeiro tenente BM do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Criciúma; vereadores, representantes de entidades civis e de classe, além de presidentes, comando e bombeiros voluntários das corporações de Jaguaruna, Indaial, Lontras e Navegantes.
Como foi – A recepção de autoridades e convidados para a abertura da sede operacional e administrativa dos Bombeiros Voluntários de Balneário Rincão, localizada na Zona Sul da cidade (rua Francisco Procópio da Silva, s/n) e a formatura dos bombeiros voluntários, seguida do tradicional banho de mangueira, foi o ponto alto da cerimônia. O evento teve a participação da Guarda de Honra e um grupamento dos Bombeiros Mirins e Aspirantes dos Bombeiros Voluntários de Indaial.
A unidade de combate a incêndio (UCI) cedida pela ABVESC trata-se de um caminhão Volkswagen contendo gavetas para disposição de materiais e equipamentos, tanque de água com capacidade de 5 mil litros, bomba de água com capacidade de 750 GPM (galões por minuto), tanque para extrato de espuma mecânica com capacidade de 100 litros, além de acessórios e equipamentos de proteção individual.
Leia mais: Balneário Rincão inicia curso de formação de bombeiro voluntário
Sobre – Fundada em 22 de setembro de 2020, a Associação dos Serviços Sociais Voluntários de Balneário Rincão tem como objetivo primordial prover a cidade do serviço de bombeiro urbano por meio de uma corporação de bombeiros voluntários legalmente instituída e organizada juntamente com a sociedade e os poderes instituídos.