Os bombeiros voluntários de duas regionais administrativas operacionais da Associação dos Bombeiros Voluntários em Santa Catarina (ABVESC) seguem o cronograma de melhoramento da estrutura de atendimento às urgências e emergências com os recursos repassados pelo governo do Estado por meio de termos de fomento . Os investimentos foram realizados em um veículo utilitário, uma ambulância, equipamentos de proteção individual e respiratória (EPIs e EPRs), ferramentas desencarceradores entre outros.
Em julho, a corporação de Caçador, no Oeste do Estado, investiu R$ 291,8 mil oriundos do termo de fomento (2020TR000096) na aquisição de um furgão que foi convertida em ambulância para o serviço de atendimento pré hospitalar; uma caminhonete 4X4 transformada em unidade de transporte de equipamentos e pessoal (utilizada nos resgates em geral) e ainda cinco conjuntos de equipamentos de proteção respiratória. A adaptação dos veículos foi custeada com recursos próprios, resultado de doações da comunidade (pessoas físicas e jurídicas).
Leia mais: Bombeiros voluntários reequipam corporações
Já os Bombeiros Voluntários de Itaiópolis, no Planalto Norte do Estado, se reequiparam também por meio de recursos do termo do fomento (2020TR000570), parceria mantida entre a Associação Voluntária de Itaiópolis e governo do Estado. A corporação passou a contar com um conjunto desencarcerador hidráulico tipo 3, para o resgate veicular pesado, composto do motor/bomba hidráulica, mangueiras de interligação com os acessórios e ferramentas (tesoura de corte, expansor e extensor). O investimento foi de R$ 50 mil.