Estrutura tem 700 metros quadrados e será ampliada em breve
Os Bombeiros Voluntários de Jaguaruna inauguraram nova sede operacional e administrativa neste sábado (11 de setembro). A estrutura de 700 metros quadrados, construída em 2020, é resultado de um investimento da ordem de R$ 1 milhão. A corporação, fundada em 2007 e localizada no Litoral Sul do Estado, atende também as ocorrências de urgência e emergência em Sangão e Treze de Maio, totalizando 38 mil habitantes (estimativa do IBGE em 2021).
A solenidade foi prestigiada por autoridades dos três municípios, deputados estaduais Ismael dos Santos e José Milton Scheffer, prefeitos, comandantes das polícias Militar, Civil, Ambiental, Rodoviária, Bombeiro Militar, Serviço Aeropolicial da Polícia Civil (Saer/Sarasul), comunidade, diretoria e ex-presidentes da Associação, além dos bombeiros voluntários e a comunidade. O Hino Nacional foi executado pela banda do 28° Grupo de Artilharia de Campanha (28°GAC) do Exército, sediado em Criciúma. O corte da fita inaugura foi seguido de ato ecumênico.
O presidente da Associação dos Serviços Sociais Voluntários de Jaguaruna, Anderson de Carvalho Nandi, relembrou a trajetória desde a fundação dos bombeiros voluntários e agradeceu a todos que contribuíram nesses 14 anos de atividades. Já o ex-presidente, Evaldo Duarte Espindola, em seu discurso, também recordou as muitas ações promovidas pela corporação para arrecadar recursos e manter o atendimento operacional.
O comandante Ugo Leonardo Medeiros destacou que a nova estrutura traz mais conforto para os bombeiros voluntários e amplia as condições de atendimento e treinamentos. A nova unidade conta com central de atendimento telefônico e radiocomunicação; salas de reunião e gerenciamento de crise, de comando, de aula, de estar; cozinha, dormitórios masculino e feminino; depósito e almoxarifado; área de assepsia, lavanderia e vestiários. Segundo ele, o complexo ainda vai receber em breve uma garagem para a frota, já em construção e também um auditório.
Fotos: Bombeira voluntária Tatiana de Souza/BV Jaguaruna