
Bombeiros voluntários da força-tarefa de SC na cidade de Eldorado do Sul
Bombeiros voluntários da força-tarefa de SC na cidade de Eldorado do Sul
A força-tarefa dos bombeiros voluntários de Santa Catarina concluíram as primeiras ações de ajuda humanitária e de salvamento aos afetados pela tragédia climática no Rio Grande do Sul depois de 13 dias de atuação, no período de 5 a 17 de maio. Nas duas fases – de 5 a 12 e de 13 a 17 deste mês – a força-tarefa empregou 75 bombeiros voluntários e três médicos que atuaram com o apoio de 25 veículos de emergência entre caminhões, caminhonetes 4×4 e unidades de resgate tipo ambulância de 15 diferentes corporações.
Força-tarefa com 75 bombeiros voluntários e apoio de 25 veículos de emergência atuou de 5 a 17 deste mês em diversos municípios afetados pelas cheias
O balanço final da operação mostrou que os bombeiros voluntários catarinenses levaram suprimentos como água, alimentos, medicamentos e agasalhos, para 9.945 pessoas desabrigadas, além de auxiliar a realocar 674 pessoas e a remover 266 animais para locais seguros. A equipe médica ainda fez 3.131atendimentos, além de ajudar na organização de farmácias, com apoio de equipes do Samu. Quanto a infraestrutura, fizeram a desobstrução e limpeza de 17 vias e 21 prédios de serviços essenciais.
Como foi – Os bombeiros voluntários de Santa Catarina se deslocaram no dia 5 de maio. Inicialmente, montaram a base de operações na unidade dos Bombeiros Voluntários de Rolante, município com 21,1 mil habitantes, localizado na região Nordeste do Estado, no Vale do Paranhana, distante 90 km da capital Porto Alegre. No mesmo período, também atuaram nos municípios do entorno, como Três Coroas, Vale Real e São Sebastião do Caí. Na sequência, o grupamento foi realocado em Eldorado do Sul e estabeleceu posto de comando no aeroclube da cidade.
No período de 5 a 12, na primeira fase da força-tarefa, atuaram 40 bombeiros voluntários e três médicos. No dia 13, a operação entrou em uma segunda fase e contou com 40 bombeiros e apoio de 10 veículos de emergência. Os bombeiros voluntários das unidades filiadas a Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) receberam o pedido de auxílio da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado do Rio Grande do Sul (VOLUNTERSUL) e atuaram em apoio às forças públicas lá estabelecidas.
Os bombeiros voluntários de Santa Catarina permanecem mobilizados e à disposição das forças públicas do Rio Grande do Sul para outras ações de socorro e assistência, prontos para atuarem em resposta a pedido de apoio.
Composição da força-tarefa
Segunda fase:
Bombeiros Voluntários de Arabutã: 3 bombeiros, caminhonete 4×4
Bombeiros Voluntários de Guaramirim: 5 bombeiros, caminhonete 4×4, embarcação
Bombeiros Voluntários de Ibirama: 2 bombeiros, ambulância 4×4
Bombeiros Voluntários de Ilhota: 4 bombeiros, camionete 4×4, embarcação
Bombeiros Voluntários de Indaial: 11 bombeiros, caminhão 4×4
Bombeiros Voluntários de Itaiópolis: 3 bombeiros, caminhonete 4×4
Bombeiros Voluntários de Massaranduba: 3 bombeiros, caminhonete 4×4
Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio: 2 bombeiros, ambulância 4×4
Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul: 5 bombeiros, caminhonete
Primeira fase:
Bombeiros Voluntários de Arabutã: 7 bombeiros, caminhão UCI e camionete 4×4
Bombeiros Voluntários de Araquari: 4 bombeiros, caminhonete e embarcação
Bombeiros Voluntários de Concórdia: 5 bombeiros e caminhão UCI
Bombeiros Voluntários de Ilhota: 4 bombeiros, camionete 4×4, embarcação
Bombeiros Voluntários de Indaial: 6 bombeiros, caminhão 4×4, embarcação
Bombeiros Voluntários de Ipumirim: 4 bombeiros e caminhonete
Bombeiros Voluntários de Irani: 4 bombeiros e camionete 4×4
Bombeiros Voluntários de Jaguaruna: 2 bombeiros e caminhão UCI
Bombeiros Voluntários de Pomerode: 4 bombeiros, caminhão 4×4, ambulância 4×4
3 médicos
Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao acessar você concorda com nossa Política de Privacidade e Política de Cookies