
Comandante dos Bombeiros Voluntários de Ascurra-Apiúna-Rodeio, Jaime Junior Moser (à dir.) entregou Relatório de Atividades da ABVESC ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
Comandante dos Bombeiros Voluntários de Ascurra-Apiúna-Rodeio, Jaime Junior Moser (à dir.) entregou Relatório de Atividades da ABVESC ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
Os bombeiros voluntários em Santa Catarina participaram da cerimônia de lançamento do “Curso de Formação de Multiplicadores em Urgências e Emergências em Saúde Mental” promovido pelo Ministério da Saúde no dia 1 de setembro, em Brasília (DF). A Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) foi representada pelo comandante dos Bombeiros Voluntários de Ascurra-Apiúna-Rodeio (CBVU União), corporação do Médio Vale do Itajaí, Jaime Junior Moser.
Projeto é destinado a profissionais do atendimento pré-hospitalar para dar suporte a pacientes em sofrimento psíquico
O projeto, inédito, é destinado aos profissionais do Samu e vai capacitar médicos e enfermeiros para realizar atendimentos de pacientes em sofrimento psíquico, quadro que foi agravado devido à pandemia de Covid-19. Por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, a ABVESC conseguiu vagas para os bombeiros voluntários – neste primeiro mês, o bombeiro voluntário e enfermeiro do CBVU União, Jorge Rafael Schlemper, participa da capacitação.
O anúncio da implementação da linha de cuidado de Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde (APS) foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga em data que marca setembro como mês de atenção à saúde mental no Brasil. Também participou a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos (MFDH), Damares Alves.
Para Jaime Moser, a oportunidade de ampliar a formação dos bombeiros voluntários, em especial para atendimento às urgências e emergências em saúde mental, é de suma importância. “É uma conquista que vai se traduzir em benefício para a comunidade, para quem dedicamos nossos esforços em proteger e salvar vidas”, disse. No evento, o comandante do CBVU União fez a entrega do relatório de atividades da ABVESC para as autoridades presentes. “Estamos assim mostrando o trabalho dos bombeiros voluntários em Santa Catarina e contribuindo para a difusão do modelo.”
Como será – O “Curso de Formação de Multiplicadores em Urgências e Emergências em Saúde Mental” tem como objetivo fortalecer a prática de condutas humanizadas e terapêuticas no âmbito da saúde mental. Vai preparar os profissionais para uma assistência cada vez mais adequada a pacientes que utilizam do serviço e apresentam quadros como: ansiedade, depressão, violência autoprovocada, ideação suicida e transtornos por uso de substâncias psicoativas, por exemplo. Nas três primeiras turmas, serão 108 profissionais capacitados em todas as capitais do país. A capacitação será promovida pela SGTES.
Dados do Ministério da Saúde indicam que o Brasil está entre os 14 países do mundo que têm taxas crescente de suicídio – entre 15 e 29 anos, o suicídio é a terceira maior causa de morte do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Saiba mais no portal do Ministério da Saúde.
Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao acessar você concorda com nossa Política de Privacidade e Política de Cookies