Os bombeiros voluntários em Santa Catarina participaram da cerimônia de lançamento do “Curso de Formação de Multiplicadores em Urgências e Emergências em Saúde Mental” promovido pelo Ministério da Saúde no dia 1 de setembro, em Brasília (DF). A Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) foi representada pelo comandante dos Bombeiros Voluntários de Ascurra-Apiúna-Rodeio (CBVU União), corporação do Médio Vale do Itajaí, Jaime Junior Moser.
Projeto é destinado a profissionais do atendimento pré-hospitalar para dar suporte a pacientes em sofrimento psíquico
O projeto, inédito, é destinado aos profissionais do Samu e vai capacitar médicos e enfermeiros para realizar atendimentos de pacientes em sofrimento psíquico, quadro que foi agravado devido à pandemia de Covid-19. Por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde, a ABVESC conseguiu vagas para os bombeiros voluntários – neste primeiro mês, o bombeiro voluntário e enfermeiro do CBVU União, Jorge Rafael Schlemper, participa da capacitação.
O anúncio da implementação da linha de cuidado de Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde (APS) foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga em data que marca setembro como mês de atenção à saúde mental no Brasil. Também participou a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos (MFDH), Damares Alves.
Para Jaime Moser, a oportunidade de ampliar a formação dos bombeiros voluntários, em especial para atendimento às urgências e emergências em saúde mental, é de suma importância. “É uma conquista que vai se traduzir em benefício para a comunidade, para quem dedicamos nossos esforços em proteger e salvar vidas”, disse. No evento, o comandante do CBVU União fez a entrega do relatório de atividades da ABVESC para as autoridades presentes. “Estamos assim mostrando o trabalho dos bombeiros voluntários em Santa Catarina e contribuindo para a difusão do modelo.”
Como será – O “Curso de Formação de Multiplicadores em Urgências e Emergências em Saúde Mental” tem como objetivo fortalecer a prática de condutas humanizadas e terapêuticas no âmbito da saúde mental. Vai preparar os profissionais para uma assistência cada vez mais adequada a pacientes que utilizam do serviço e apresentam quadros como: ansiedade, depressão, violência autoprovocada, ideação suicida e transtornos por uso de substâncias psicoativas, por exemplo. Nas três primeiras turmas, serão 108 profissionais capacitados em todas as capitais do país. A capacitação será promovida pela SGTES.
Dados do Ministério da Saúde indicam que o Brasil está entre os 14 países do mundo que têm taxas crescente de suicídio – entre 15 e 29 anos, o suicídio é a terceira maior causa de morte do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Saiba mais no portal do Ministério da Saúde.