
Bombeiros voluntários treinam resgate em águas turbulentas nas corredeiras do rio Itajai-açu
Bombeiros voluntários treinam resgate em águas turbulentas nas corredeiras do rio Itajai-açu
Os bombeiros voluntários das filiadas à Associação estadual (ABVESC) participaram, neste mês, de treinamentos integrados. No dia 14, os instrutores dos Bombeiros Voluntários de Caçador ministraram curso sobre comportamento extremo do fogo (CFBT) para os seus alunos do curso de formação e de outras três unidades, no Centro de Ensino e Instrução da corporação de Jaraguá do Sul, no Vale do Itapocu. Já no fim de semana de 20 a 21 bombeiros voluntários de outras sete corporações participaram do curso “Resgate em Águas Turbulentas — Nível 1” em Ibirama, no Alto Vale do Itajaí.
A capacitação sobre resgate na água preparou os bombeiros voluntários para atuarem em situações de acidentes aquáticos envolvendo e pessoas em rios ou lagoas; resgate de vítimas arrastadas por corredeiras e, por fim, aprimorou técnicas para enfrentar eventos de desastres naturais (inundação, enchente, enxurradas e alagamentos).
Segundo o comandante dos bombeiros voluntários de Ibirama, Rudinei Pinsegher, o objetivo da capacitação foi dar condições para prevenir, aprimorar e reduzir acidentes e meio aquático As equipes dos bombeiros de Ascurra, Concórdia, Ibirama, Ilhota, Indaial, Presidente Getúlio e Vitor Meireles fizeram aulas práticas nas corredeiras dos rios Itajaí-açu e Hercílio. O curso foi realizado em parceria com a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Ibirama e a empresa Rafting Radical.
Fogo
Como parte do seu calendário anual, os bombeiros voluntários de Caçador realizaram o curso sobre Comportamento Extremo do Fogo (CFBT) — Nível 1” para os seus alunos do curso de formação de bombeiro voluntário e vagas também ocupadas pelas unidades de Campo Belo, Treze Tílias e União (Ascurra-Apiúna-Rodeio). As instruções foram realizadas no Centro de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros de Jaraguá do Sul.
Conforme o chefe de instrução de Caçador, Jakson Mandelli, os participantes recebem aulas teóricas sobre comportamento extremo do fogo, seus fenômenos, teoria da ventilação positiva e natural bem como todos os seus efeitos. Na sequência, partiram para práticas com obstáculos, espaço confinado com máscara vedada sem visibilidade, combate a incêndio no campo com gás combustível, técnica de uso de esguicho e resgate de vítima em espaço confinado. Já no simulador, com o objetivo de ter a ideia da realidade em uma temperatura aproximada de 800 graus centígrados, os participantes puderam observar o fenômeno do backdraft, fazer a leitura do fogo e outros fenômenos da combustão como flashover, bleave, rollover e flameover.
Fotos: Arquivos dos BVs de Caçador e Ibirama
Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao acessar você concorda com nossa Política de Privacidade e Política de Cookies