As corporações de Ascurra, Caçador e Concórdia competem na categoria experientes; Jaraguá do Sul e Joinville estão entre os em desenvolvimento
Equipes das corporações de bombeiros voluntários União (Ascurra-Apiúna – Rodeio), Caçador, Concórdia, Jaraguá do Sul e Joinville vão participar do 4º Desafio Catarinense de Resgate Veicular que ocorre dias 20 e 21 de novembro – as três primeiras unidades voluntárias na categoria experientes e, as outras duas, na categoria em desenvolvimento. A corporação de Jaraguá do Sul traz a maior inovação: um time composto somente por mulheres. O evento é promovido pelo 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Chapecó e funcionará como seletiva estadual para o Desafio Nacional de Resgate. As provas serão realizadas no Parque de Exposições Efapi.
Os times União (Ascurra-Apiúna-Rodeio), Caçador e Concórdia levam para este evento a experiência e os bons resultados obtidos no 4º Desafio Nacional de Resgate Veicular e Trauma, realizado em dezembro de 2019 em Brasília-DF. Naquele evento, que também teve a participação de uma equipe dos bombeiros voluntários de Jaraguá do Sul, a melhor colocação foi obtida pela corporação de Caçador, que ficou em terceiro lugar na classificação geral, além de melhores técnicos e comando no resgate veicular. Já as corporações voluntárias de Concórdia e União (Ascurra-Apiúna-Rodeio) conquistaram os primeiros lugares em atendimento pré-hospitalar nas categorias standard e complex, respectivamente.
Bombeiros voluntários de SC entre os melhores em resgate veicular e atendimento pré-hospitalar
Para o comandante dos Bombeiros Voluntários de Caçador, Anderson Caetano de Souza, a participação no Desafio Catarinense de Resgate Veicular é de suma importância uma vez que, no rol dos objetivos dos serviços de emergência, se destacam a capacitação e a busca de novos conhecimentos de forma contínua e de excelência de nossos bombeiros. “Uma equipe altamente capacitada tem como resultado a prestação de atendimento técnico e de eficiência para as vítimas, oferece segurança aos bombeiros e, também, gera economicidade para a corporação, pois, as ações acontecem de maneiras coordenadas e planejadas,” justifica. “A equipe de resgate dos Bombeiros Voluntários de Caçador busca todos os dias o aprimoramento das técnicas mais avançadas para que aqueles que estão em situação de necessidade tenham o melhor atendimento. A nossa missão é salvar, sempre salvar.”
Já o comandante dos Bombeiros Voluntários de Concórdia, Alexandre Grolli, destaca como importante a participação da equipe porque agrega em muito em conhecimento e gera estímulo a outros bombeiros para se engajarem também na rotina de treinamentos e qualificação. “A troca de experiência entre as equipes se torna fundamental, a melhora nos atendimentos é significativo,” aponta. Desde usar equipamentos, atender uma vítima ou estabilizar um veículo, tudo proporciona um atendimento mais eficaz e seguro.”
O efeito multiplicador das participações em eventos dessa natureza, em estimular a busca de conhecimento e superação, também é destacado pelo comandante dos Bombeiros Voluntários de Ascurra-Apiúna-Rodeio (CBV União), Jaime Moser Junior. Segundo ele, o CBVU Rescue Team iniciou a adaptação aos protocolos de resgate veicular propostos pela Organização Mundial de Resgate (WRO, sigla em inglês) em 2015 após capacitação pela Associação Latino Americana de Resgate Veicular (Alarev) – nos três seguintes migrou e capacitou todos os bombeiros voluntários de acordo com a respectiva plataforma. “A comprovação prática de que o emprego dessa metodologia mostrou que, sem dúvida, é a melhor e mais eficaz, principalmente porque o resgate é totalmente voltado para a vítima, logrando mais êxito nas operações, onde os planos de extração e as técnicas utilizadas comprovadamente diminuem o tempo de trabalho e aumentam a qualidade do serviço empregado nas vítimas,” resume.
Em desenvolvimento – Os bombeiros voluntários de Jaraguá do Sul e Joinville vão para o 4º Desafio Catarinense de Resgate Veicular com equipe menos experientes, ou seja, têm no máximo dois integrantes que já participaram de desafios de resgate veicular no âmbito estadual ou nacional. A corporação do Vale do Itapocu foi além: destacou sete, das suas 36 bombeiras operacionais, para compor o time de resgate para o desafio.
“Acreditamos na equipe e sabemos que vai trazer muito conhecimento que será replicado no dia a dia e compartilhado na corporação,” observa o comandante Neilor Vincenzi. “A participação em eventos igual a este engrandece e estimula as equipes. Apostamos e acreditamos que esse time vai trazer muito conhecimento, independentemente da posição no ranking. O importante é adquirir conhecimento e isso está fazendo a equipe treinar todos os fins de semana.” A bombeira Emanuelli Hinkeldei, que comanda a equipe, completa: “A troca de experiência é imprescindível para uma melhora na qualidade dos atendimentos a comunidade.”
Os Bombeiros Voluntários de Joinville estreiam nesta edição a participação em desafios de resgate veicular focados no aprendizado. “Serve como incentivo para as equipes buscarem aprender cada vez mais, desenvolver novas técnicas e manobras de resgate, além de trocar experiência com outras corporações visando o melhor atendimento a comunidade com cada vez mais qualidade, gerenciando e controlando riscos, evitando o agravamento de lesões dos pacientes atendidos, que é a nossa principal missão,” descreve o bombeiro Rafael da Silva Iaguczeski, o mais experiente e responsável pelo comando do time.
Segundo ele, a equipe que vai a Chapecó intensificou o treinamento no último ano justamente por conta do alto nível das equipes envolvidas no evento. “Nos desafia e traz novo incentivo para nos tornamos cada vez melhores em busca de um bom desempenho. É tanto que esse movimento contagiou os demais bombeiros da corporação.”