
Comandante Geral dos Bombeiros Voluntários de SC, Neilor Vincenzi, fala durante encontro do Conselho
Comandante Geral dos Bombeiros Voluntários de SC, Neilor Vincenzi, fala durante encontro do Conselho
Os membros do Conselho dos Comandantes e do Comitê Técnico (COTEC) das unidades filiadas à Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) participaram de reuniões de trabalho nos dias 12 e 13 deste mês recepcionados pela corporação dos Bombeiros Voluntários de Joinville, na região Nordeste do Estado. Os encontros fizeram parte da agenda de comemoração dos 30 anos da ABVESC, celebrados dia 9 de abril.
O Conselho dos Comandantes propõe o debate de temas técnicos operacionais com o propósito de promover o avanço na qualificação, padronização de procedimentos e troca de experiências entre as corporações. No segundo encontro presencial do ano – o primeiro foi realizado em janeiro, nos Bombeiros Voluntários de Jaguaruna – os comandantes das corporações filiadas discutiram a importância da participação dos bombeiros voluntários no 5° Desafio Catarinense de Trauma que ocorre de 18 a 21 deste mês promovido pelos Bombeiros Voluntários de Concórdia, corporação localizada no Oeste de Santa Catarina.
Também conheceram a nova proposta de intercâmbio técnico com a Direção Nacional de Bombeiros do Uruguai e as filiadas da ABVESC, que deve ser realizada ainda este ano e, por fim, debateram a reestruturação do curso de socorrista de acordo com a portaria 2048 do Ministério da Saúde. O Conselho também abriu espaço na agenda para que o coordenador do COTEC e comandante dos Bombeiros Voluntários de São Francisco do Sul, João dos Santos Junior, falasse sobre as novas ações do grupo, em especial a revisão da Instrução Normativa 02, que trata da manutenção da filiação à ABVESC por meio do certificado de conformidade das corporações.
Leia mais
Conselho dos Comandantes abre calendário de encontros de 2024
Bombeiros do Uruguai fazem intercâmbio com a ABVESC
O Comandante Geral dos Bombeiros Voluntários de SC e comandante dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Neilor Vincenzi, observou que a cada encontro o grupo sai fortalecido e atualizado nos aspectos das atividades do operacional. Ele cita, como exemplo, o compartilhamento de experiências que permite soluções já testadas para situações em comum. “Buscamos sempre a padronização de procedimentos, a qualificação e o fortalecimento do modelo.”
Calendário → Próximos encontros do Conselho dos Comandantes em 2024
22 de junho | Regional Concórdia, na corporação de Arabutã |
21 de setembro | Regional Ibirama, na corporação de Presidente Getúlio |
30 de novembro | Regional Caçador, na corporação de Treze Tílias |
Participantes do encontro do COTEC realizado em Joinville
Normas – O Comitê Técnico (COTEC) se reuniu na sexta-feira (12/04), quando recebeu as boas-vindas do comandante dos Bombeiros Voluntários de Joinville, Carlos Kelm. O grupo deu sequência às discussões sobre as normas, notas, instruções e guias mantidas nas reuniões quinzenais virtuais.
O coordenador João dos Santos Júnior exaltou o destacou o papel fundamental do grupo no desenvolvimento, revisão, implementação de instruções normativas e guias de procedimentos operacionais para as corporações filiadas à ABVESC. “É um grupo dedicado que doa seu tempo para qualificar os procedimentos dos bombeiros voluntários”, observou.
Ele destacou, por exemplo, que a mudança no método de trabalho do COTEC conseguiu reduzir o tempo de avaliação das normas e, atualmente, num prazo que varia entre 60 a 90 dias já é possível implementar as novas normas nas corporações. O resultado, aponta, foi a revisão das instruções normativas 04 – Inclusão e Transferência de Bombeiros Voluntários, 08 – Composição dos Uniformes, a IN 02 – Certificado de Conformidade de Corporação e do Regimento do COTEC.
Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao acessar você concorda com nossa Política de Privacidade e Política de Cookies