

Os Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul comemoraram os 54 anos de fundação neste sábado (22.agosto), em uma cerimônia simbólica e restrita a poucos convidados, em atendimento aos protocolos de prevenção ao coronavírus causador da doença inflamatória Covid-19. Ao meio-dia o comandante Neilor Vincenzi e o ex-comandante (e que ocupou o posto por 25 anos), Hermínio Lucioli, acionaram a sirene instalada na torre da unidade, no centro da cidade.
O presidente da Associação, João Alfredo Silveira, falou que a comemoração da data é motivo de grande satisfação para todos que fazem parte da corporação. “Nesses anos, a entidade cresceu, ocupou um espaço importante”, disse. Silveira também destacou outras conquistas no decorrer da história da corporação, como o Centro de Atividades Técnicas, que desde 1988 responde pela verificação do cumprimento das normas de prevenção de incêndio no município por meio de convênio com a Prefeitura; o centro de capacitação, o primeiro neste formato dentro dos bombeiros voluntários no país; além da expansão dos serviços como o atendimento pré-hospitalar e o resgate veicular. “O toque da sirene foi a nossa homenagem e o agradecimento aos bombeiros e demais voluntários por todos estes anos de trabalho.”
História – Quando foi fundado, em 1966, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, acionava os bombeiros para o combate a incêndio por meio de telefonemas individuais, recurso restrito na época por causa da pouca cobertura do sistema. Dois anos depois ocorreu a tão esperada inauguração de sede própria, com uma torre. Ali eram colocadas as mangueiras para secar e, no alto, instalada a importante fonte de comunicação com os bombeiros voluntários, a sirene.
Naquele tempo, não havia contingente fixo de bombeiros. A ligação para aviso de incêndio caia no escritório das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e um funcionário da autarquia estatal se dirigia para a corporação e acionava o alarme. Era o toque da sirene, também que convocava os bombeiros voluntários para as reuniões e treinamentos realizados às quartas-feiras, sempre às 19h. Nos últimos anos, com as novas tecnologias de comunicação, a convocação de bombeiros por meio da sirene foi desativo.
O equipamento, contudo, sempre esteve em condições de uso, juntamente às antigas cornetas fundidas em ferro e que posteriormente foram substituídas por inox. Agora, seguindo a tradição, voltará a ser acionado em situação de emergência de grandes proporções para alertar os bombeiros voluntários.
Bombeiros, diretoria e convidados para o acionamento da sirene em comemoração aos 54 anos da corporação de Jaraguá do Sul (Fotos: BVJS/Divulgação)