As corporações dos Bombeiros Voluntários da União (Ascurra-Apiúna-Rodeio) e dos Bombeiros Voluntários de Concórdia representaram os bombeiros voluntários do Brasil em dois eventos internacionais. A corporação do Médio Vale do Itajaí participou, de 13 a 19 de novembro, do 3º Encontro Anual de Resgate Veicular em Miami, na Flórida, realizado pela Associação Norte-americana de Resgate (NAVRA), que engloba EUA e Canadá. Já a corporação do Oeste do Estado esteve em Lanzarote, na Espanha, de 16 a 21 de outubro no Desafio Mundial de Resgate 2023.
Os Bombeiros de Ascurra-Apiúna-Rodeiro estiveram no 3º Encontro Anual de Resgate Veicular em Miami e, os de Concórdia, competiram no Mundial de Resgate Veicular na Espanha
A equipe de resgate veicular Rescue Team dos Bombeiros Voluntários da União – composta pelos bombeiros voluntários Bagattoli, Celestino, Petry, Dobner, Silvano e Schlemper – conquistou o primeiro lugar na prova de retirada de vítima grave presa às ferragens, realizando o resgate em um período de 10 minutos. Eles competiram ao lado de 300 bombeiros. O comandante da corporação, Jaime Junior Moser, participou como assessor (árbitro) das provas. A participação do grupo e do assessor foi intermediada pela Associação Latino-americana de Resgate Veicular (Alarev).
Segundo ele, o evento propiciou intenso trabalho, aprendizado e trocas de experiências. Ele contou que, a primeira fase do evento foi voltada para cursos com temas como aplicações de novas ferramentas, veículos de novas gerações, combate a incêndios em veículos híbridos e elétricos, entre outros; na segunda etapa, ocorreram as provas de resgate veicular e trauma. “Por sermos uma equipe convidada, não foi aplicada grade de pontuação/premiação, haja vista que o evento é contabilizado apenas para as equipes norte-americanas”, disse.
Mundial – Os Bombeiros Voluntários de Concórdia competiram no Mundial de Resgate Veicular ao lado de 35 equipes de resgate e 32 de trauma, totalizando 274 participantes de 17 países. A equipe composta pelos bombeiros Leão, Alexandre, Oro, Luiz, Rogério, Flávia e Apolline participou do WRC 2023 em duas categorias, extricação (resgate veicular) e trauma.
Diretoria e o comando da corporação destacaram a importância da participação dos bombeiros em eventos de aprimoramento e das técnicas de salvamento. Observam, ainda, que o conhecimento agora será multiplicado internamento em benefício da comunidade.
Resultados
Trauma → Equipe 1 (Apolline e Luiz): 3ª colocação geral
Prova standard: 4ª colocação
Prova complexa: 11ª colocação
Trauma → Equipe 2 (Oro e Flávia): 22ª colocação geral
Prova standard: 17ª colocação
Prova complexa: 20ª colocação
Resgate veicular → Prova nível 3: 5º lugar geral
Comando: 5ª colocação
Técnicos: 6ª colocação
Médicos: 6ª colocação