
Deputado Carlos Chiodini (à esq.); senador Esperidão Amin; presidente da Voluntersul, Edison Eduardo Rother; deputado Darci de Matos; presidente da ABVESC, Moacir Thomazi; deputada Angela Amin; e o deputado Fabio Schiochet
Deputado Carlos Chiodini (à esq.); senador Esperidão Amin; presidente da Voluntersul, Edison Eduardo Rother; deputado Darci de Matos; presidente da ABVESC, Moacir Thomazi; deputada Angela Amin; e o deputado Fabio Schiochet
A diretoria da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC), presidentes de corporações e comandantes participaram, quarta-feira (7.agosto), da reinstalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bombeiros Voluntários, em Brasília. Também participaram os bombeiros voluntários do Rio Grande do Sul (Voluntersul) e de Minas Gerais (Volunterminas), ambas alinhadas com a Confederação dos Bombeiros Voluntários. O evento ocorreu das 13 às 16h no Auditório Freitas Nobre — subsolo do anexo 4 da Câmara dos Deputados.
O principal objetivo da Frente será a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição, que irá dispor sobre a criação de corpos de bombeiros municipais por meio de convênio com bombeiros voluntários. “Vamos ajudar na busca de recursos, proteção apoio e segurança jurídica para que os bombeiros voluntários possam continuar prestando os serviços para a comunidade com tranquilidade”, disse o presidente da Frente, deputado Darci de Matos.
Já o senador Esperidião Amin, vice-presidente da Frente, manifestou seu apoio e trabalho em favor dos bombeiros voluntários Amin destacou o modelo, trazido para o Brasil pelos imigrantes alemães que colonizaram Joinville, e que inspirou o surgimento de corporações em outros Estados. “Uma prática europeia que temos orgulho de ver em Santa Catarina, mesmo com pouco apoio governamental, mas com absoluto êxito”, disse.
Moacir Thomazi, presidente da ABVESC, falou durante a instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bombeiros Voluntários (Fotos: Lilian Freitas/Assessoria Darci de Matos)
Para o presidente da ABVESC, Moacir Thomazi, a criação da Frente Parlamentar Mista é um novo caminho em busca da perenização do modelo, relevante por ser econômico e tecnicamente viável. “Temos uma expectativa muito positiva com essa estratégia uma vez que participam deputados e senadores de todo país onde há atuação dos bombeiros voluntários e que vão reafirmar seu compromisso com a causa”, disse.
Durante a reedição da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bombeiros Voluntários, além do presidente e vice, deputados participaram da composição da mesa e prestaram seu apoio, como Angela Amin, Carlos Chiodini, Fabio Schiochet e Rodrigo Coelho. O evento também foi prestigiado pelos prefeitos de Balneário Barra do Sul, Ademar Henrique Borges, e de Mafra, Wellington Roberto Bielecki.
Veja algumas manifestações na Câmara e no Senado
Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao acessar você concorda com nossa Política de Privacidade e Política de Cookies