
Comandante Marcos da Silva dá as boas-vinda aos alunos na cerimônia de encerramento do Bombeiro na Escola 2018
Comandante Marcos da Silva dá as boas-vinda aos alunos na cerimônia de encerramento do Bombeiro na Escola 2018
Muita alegria e emoção marcaram a formatura dos 284 alunos do 5⁰ ano de nove escolas municipais, estaduais e particulares que participaram o projeto Bombeiros na Escola deste ano. Familiares, autoridades, empresários, dirigentes escolares e bombeiros voluntários lotaram o Ginásio de Esportes João Moretti para prestigiar o evento.
O Bombeiro da Escola é um projeto realizado pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama com o apoio do Consórcio Empresarial Salto Pilão (Ceap), Prefeitura e Fundo da Infância e Adolescência (FIA). No final de cada ano é lançada uma cartilha produzida com os trabalhos dos estudantes. Em quatro anos pouco mais de mil alunos participaram os encontros de instrução e palestras com os bombeiros voluntários.
O Bombeiro na Escola foi implantado pelo ex-comandante Marcos da Silva (ele deixou o posto no dia 27 de outubro) com o propósito de prevenir acidentes na escola, em casa e no trânsito; fazer a prevenção e combate a incêndios; repassar noções básicas de primeiros-socorros além de noções de ética e exercício da cidadania.
“Desde que foi implantado, percebemos uma significativa redução nos atendimentos por queimaduras e demais acidentes domésticos. Este é o caminho acertado, atuar na prevenção e formar um exército de multiplicadores de conhecimento”, disse Marcos da Silva. O resultado do projeto é tão expressivo que, segundo o novo comandante, Rudinei Pinsegher, em 2019 será ampliado para escolas de José Boiteux e de Apiúna, duas cidades onde o CBVI também atua.
Como funciona – O Bombeiro na Escola compreende oito encontros com cada turma, num total de 16 aulas, aliando conteúdo prático. Neste ano as atividades ocorreram de março a agosto. No final, as tarefas dos alunos são analisadas pelos bombeiros voluntários e professores. Os melhores trabalhos de cada assunto viram uma cartilha distribuída aos participantes junto com o certificado de participação.
Na cerimônia de formatura o comandante Marcos da Silva ressaltou os resultados positivos das instruções nas escolas
2⁰ Encontro
Avaliação de cena: perigos que podem se deparar ao prestar socorro, orientação a um terceiro a prestar socorro; avaliação das condições de uma vítima sem necessariamente tocá-la (respiração, batimento cardíaco, vias aéreas obstruídas) e manobra de Heimilch (desengasgamento) em adultos, crianças e bebês.
3⁰ Encontro
Prevenção de acidentes na escola em situações de eventos adversos da natureza (vendaval, destelhamento, granizo), em casos de incêndios (evacuação de ambiente em situação de eventos adversos da natureza e incêndios), sistema preventivo contra incêndio, tipos de extintor de incêndios e aplicações e como se portar nas atividades recreativas.
4⁰ Encontro
Parada cardiorrespiratória: como identificar, o que fazer em ocorrência, qual procedimento para reanimação cardiopulmonar em adulto, criança e bebê.
Hemorragia: tipos, o que fazer nas ocorrências, material a ser utilizado e a técnica correta de acordo com a gravidade.
5⁰ Encontro
Prevenção de acidentes domésticos: cuidados com facas, remédios, produtos de limpeza, recipientes que contenham alimentos ou líquidos quentes, tomadas elétricas, escadas; fogões (uso correto do micro-ondas, como proceder em ocorrências de incêndio em panelas com azeite ou banha quente); gás de cozinha (como proceder quando há vazamento, armazenamento correto, local adequado de instalação) entre outros.
6⁰ Encontro
Desmaio e convulsões: procedimento correto ao se deparar com alguém que esteja em convulsão e pós-convulsão, o que fazer com alguém que tenha tido um desmaio, possíveis causas de convulsão e desmaio.
7⁰ Encontro
Prevenção de acidentes nas férias: cuidados ao viajar; não abandonar os animais de estimação; cuidados nas piscinas, rios, lagos, praias, cachoeiras, ribeirões; cuidados nas caminhadas na mata (itens de segurança e o que fazer ao se deparar com um animal silvestre) ente outros.
8⁰ Encontro
Queimaduras e acidentes com animais peçonhentos: tipos de queimaduras, as possíveis causas de queimaduras, o que fazer em casos de queimaduras, reconhecer os animais peçonhentos mais comuns, o que fazer ao se deparar com algum animal peçonhento, qual procedimento adotar para com quem sofreu alguma mordida, picada ou ferroada.
Fotos: Rafael Beling – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ibirama
Nós utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao acessar você concorda com nossa Política de Privacidade e Política de Cookies